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Jornal Acontece

16 de agosto de 2023

Prefeitura facilita a vida da população com diversos serviços on-line

 | Jornal Acontece

Programa Simplifica PG visa desburocratizar a Administração Municipal

 

 

A prefeitura de Praia Grande oferece diversos serviços on-line para facilitar a vida do cidadão praia-grandense. Parcelamentos de dívida ativa, extrato de débitos, certidões, 2ª via de IPTU, atualizações cadastrais, entre outros, podem ser acessados a qualquer momento através do site oficial da prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), sem a necessidade de requerimentos ou comparecimento ao Paço Municipal.

Recentemente foi disponibilizada a Prova de Vida Digital para os aposentados e pensionistas do FPGPrev (Fundo Previdenciário dos Serviços Públicos de Praia Grande), que agora pode ser realizada totalmente on-line, pelo aplicativo Gov.Br e todo o processo pode ser acompanhado pelo site da prefeitura, através do login do aposentado ou pensionista. Também no site, está disponível uma cartilha com o passo a passo para a realização da Prova de Vida Digital.

Esses e diversos outros serviços, como Guia de ITBI, alvará e inscrição de autônomos, ISS/ICMS, informações sobre redução/isenção de IPTU, Fundo Previdenciário e agendamento de atendimento presencial, fazem parte do Programa Simplifica PG, uma importante ferramenta de desburocratização da Administração Pública Municipal de Praia Grande.

O Programa abrange desde a adequação dos sistemas utilizados e ampliação das ferramentas on-line até a mudança da legislação para tornar mais fácil e ágil o acesso aos serviços públicos municipais. Um grande exemplo do sucesso do Programa é o parcelamento de dívida ativa, aproximadamente um terço de todas as negociações foram feitas de forma on-line em 2023. “Mais de 30% dos parcelamentos de IPTU em dívida ativa foram efetivados por canais on-line. Este é um dado muito positivo e nos prova que realmente o contribuinte está sendo beneficiado, tendo muita agilidade no serviço e sem precisar sair de casa, destacou o secretário de Finanças, Cristiano Mola.

Outro serviço que merece destaque são os Totens de autoatendimento, instalados no Paço Municipal e em locais estratégicos como o shopping center e o Terminal Rodoviário Tude Bastos. Estes equipamentos também têm papel fundamental na ampliação dos serviços. Com a implantação dos Totens PG Online, os munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como emissão de 2ª via de IPTU, emissão de 2ª via Cosip, entre outros.

Além disso, o aplicativo de mensagens Whatsapp também se tornou aliado no processo de desburocratização. A ferramenta foi amplamente utilizada pela Secretaria de Finanças durante o período de pandemia para atender o público e teve a aprovação de 97% da população e agora se tornou uma ferramenta definitiva da Administração Municipal, com menu ampliado e aperfeiçoado. O número para atendimento é o (13) 3496-2000, basta mandar uma mensagem e escolher a opção deseja de acordo com o menu disponibilizado.

Serviços– Os serviços on-line da Administração Municipal são desenvolvidos por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan). Entre as ações, destaque para a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização de informações institucionais, notícias e prestações de serviços públicos.

 

Fonte: PMPG

 

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