Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

21 de junho de 2022

Prefeitura fará novo mapeamento para atualização cadastral de imóveis

 | Jornal Acontece

Trabalho permitirá ao Município construir uma nova base cartográfica municipal, ou seja, um mapa atual da Cidade, já que a base utilizada até o momento é de 2012

 

A Prefeitura de Guarujá vai iniciar, nos próximos dias, um levantamento aerofotogramétrico – uma produção de imagens aéreas de todo o território da Cidade, com precisão métrica. O trabalho permitirá ao Município construir uma nova base cartográfica municipal, ou seja, um mapa atual da Cidade, uma vez que a base utilizada até o momento é de 2012.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, a ação é necessária tendo em vista que, ao longo dos anos, os dados básicos que embasam toda a ação do planejamento territorial se desatualizaram e já não refletem a realidade urbana que se configura no Município.

 

Além disso, a evolução tecnológica hoje disponibiliza muitos instrumentos de trabalho, que exigem insumos de informação com perfil e formatação que não podem ser viabilizados por meio do rol de dados existentes.

 

A partir de sobrevoos em toda a área municipal a Prefeitura realizará medições exatas para coleta e atualização cadastral de dados imobiliários e territoriais. Além do sobrevoo, a iniciativa inclui o Mapeamento Móvel Terrestre 360º (streetview) – um método moderno e tecnológico para aquisição de fotos locais de ambientes urbanos, de forma a ampliar a imersão no mapa digital urbano.

 

A metodologia de aquisição dessas fotos ocorre sobre um automóvel, com tomadas que variam entre três e cinco metros e garantem o registro fotográfico georreferenciado detalhado de ambientes urbanos e rurais mapeados.

 

A visualização de terrenos e imóveis com imagens em terceira dimensão vai propiciar o aproveitamento prático para trabalhos que são realizados por várias secretarias municipais, tais como Habitação, Meio Ambiente, Planejamento, Obras, Serviços Urbanos e Finanças, entre outros setores, mostrando organização, além de planejamento urbano e viário.

 

A Prefeitura também está enviando cartas aos loteamentos fechados, notificando sobre os serviços de atualização cadastral e total acesso dos técnicos da Prefeitura aos imóveis.

 

O trabalho, que vai demandar 12 meses para ser concluído, também vai reunir mais elementos para o Plano Diretor de Guarujá – marco legal que dispõe sobre a política de desenvolvimento urbano sustentável da Cidade, que se encontra em fase de revisão.

 

Depois de concluído, o levantamento aerofotogramétrico será um instrumento importante para um cadastro de imóveis atualizado, com informações precisas, possibilitando ver a Cidade como um todo e assim melhor planejar as ações do governo para a definição de políticas públicas e, conseqüente, tomadas de decisões.

 

 

 

Foto:PMG
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

21 de junho de 2022

Assinado o termo de autorização de uso para instalação de estacionamento de caminhões

Leia mais

21 de junho de 2022

"Clube Viajando Juntas" conecta mulheres viajantes com programação especial em resort

Leia mais

21 de junho de 2022

Refis tem descontos de até 45%

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.