Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

06 de setembro de 2024

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue durante o inverno

 | Jornal Acontece

Com o objetivo de reforçar as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, para evitar o aumento de casos durante o verão, nesta semana, a prefeitura de Bertioga intensificou as ações de nebulização por máquina pesada, ações casa a casa, nebulização costal e aplicação de larvicida por meio de drone agrícola. O serviço será contínuo em todos os bairros.

 

De acordo com a secretaria de Saúde, durante a aplicação do inseticida, por meio da nebulização costal, dentro da residência, os ocupantes do imóvel deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como animais. Só deverão retornar ao imóvel 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.

 

Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ficar em cômodo com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos após a aplicação. Neste caso, é aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas.

 

Para a realização da nebulização por máquina pesada, o popular fumacê, é necessário que a população tome alguns cuidados, como: manter abertas as portas, janelas, vitrôs e cortinas, para facilitar a entrada do inseticida; guardar alimentos, água, utensílios de cozinha, roupas no geral, bebedouros de animais, gaiolas e aquários em local fechado, ou manter coberto; retirar e proteger roupas de cama, mesa e banho em uso; e retirar do local ou manter coberto os automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andador e outros.

 

“Com o inverno, as pessoas tendem a relaxar no combate à dengue já que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios. Apesar deste cenário não ser favorável ao ciclo reprodutivo do mosquito, ele continua a depositar seus ovos, que podem aguentar mais de um ano em ambiente seco, portanto, combater a doença agora é fundamental para evitar que ela se espalhe durante os meses mais chuvosos”, reforçou a diretora de Vigilância em Saúde, Marly Inês dos Reis.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

06 de setembro de 2024

Prefeitura disponibiliza tendas para atender população afetada por falta d’água

Leia mais

06 de setembro de 2024

GCM prende homem por furto de cabos de iluminação pública

Leia mais

06 de setembro de 2024

Litoral receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.