Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

13 de dezembro de 2023

Prefeitura promove 1° Festival de Atividades Aquáticas em piscina para pessoas com deficiência

 | Jornal Acontece

Evento contou com 30 atletas de diferentes idades

 

 

O ‘sextou’ da turma de natação PCD de São Vicente foi refrescante durante o 1° Festival de Atividades Aquáticas em Piscina para pessoas com deficiência, no Complexo Esportivo e Cultural Manoel Alves Barreto (Catiapoã). Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), organizou a atividade para celebrar o fim de ano e os três meses de projeto, que visa trabalhar a inclusão e trabalhar mecanismos de auxílio à locomoção. 
 
 
De crianças a idosos, 30 alunos participaram do festival, levando para casa uma medalha pela participação. Nas apresentações, com auxílio das professoras, os alunos contaram seus hobbies e sonhos. O coordenador de Esportes e Lazer para pessoas com deficiência, Marco Antônio Fajardo, explica que a natação, além de possibilitar a melhor locomoção e um bom tratamento, também funciona como ferramenta de acolhimento. “Tudo o que fazemos aqui é com muito amor e carinho. Temos duas professoras que são capacitadas e qualificadas para fazer esse trabalho. Temos dois estagiários que também se qualificaram para atender esse público. A gente tTemos o suporte e o apoio de uma coordenação pedagógica, que ajuda no planejamento de todo esse trabalho”. 
 
 
“Tudo é tratado com máxima atenção para que eles se sintam inseridos e acolhidos. As pessoas PCDs possuem os mesmos direitos e deveres que qualquer outra pessoa, eles devem ser tratados com o máximo de respeito”.
 
 
Uma das participantes do Festival foi a Paola Pinheiro, de 15 anos. A jovem conta que aproveitou muito a experiência. “Eu gostei muito, foi divertido”. A mãe de Paola, Eva Pinheiro, conta que está maravilhada com a oportunidade e base oferecidas pela Prefeitura, já que, ela tentou inscrever a filha em academias particulares, mas Paola sofria muito preconceito. “A rejeição sempre foi muito grande por parte das outras crianças, e p. Por conta disso a Paola não podia nadar, coisa que ela sempre amou. É muito bom ver a Prefeitura investindo em nossas crianças”.
 
 
O secretário de Esportes e Lazer, Wagner Paraguay, celebrou o evento. “É muito bom ver esse evento e confraternização acontecer. Precisamos deixar claro que pessoas com deficiência têm seus lugares na sociedade. Espero que esse seja o primeiro de muitos festivais”.
 
 
Vale destacar que o apoio de Rogério Barreto, cuja esposa nutria o sonho desse projeto, desempenhou um papel fundamental. Sua esposa, em vida, compartilhou essa visão com a Primeira Dama, Thaynã Amado, e, assim, deu origem à ideia, que se concretizou no Complexo Esportivo e Cultural Manoel Alves Barreto (Catiapoã).
 
 
Fonte: PMSV
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

13 de dezembro de 2023

Ações da Guardiã Maria da Penha crescem mais de 200% no combate à violência contra a mulher

Leia mais

13 de dezembro de 2023

São Vicente lança programação especial para o Dia das Crianças

Leia mais

13 de dezembro de 2023

São Vicente lança programação do Outubro Rosa

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.