Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

07 de junho de 2019

Preservação do planeta.

 | Jornal Acontece

Cuidar do nosso planeta para colher o nosso futuro

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, um momento de conscientização para ações voltadas à preservação do planeta.

Cubatão é reconhecida pela ONU como cidade símbolo de recuperação ambiental. Para sustentar o título, grandes investimentos em controle e programas ambientais foram realizados pelo Polo Industrial da cidade, por meio do Condomínio Industrial do Cide, consolidando a parceria entre poder público, iniciativa privada e comunidade.

São diversas ações mantidas por meio da execução de programas de controle e monitoramento de emissões; da gestão e reaproveitamento de resíduos; uso racional de recursos energéticos e hídricos; manutenção dos sistemas de controle e implantação de melhorias ambientais.

Ao longo do tempo, as ações são aprimoradas com o objetivo de assegurar o compromisso do desempenho ambiental e qualidade de vida da população.

O Cide conta com a Comissão Técnica de Proteção e Defesa do Meio Ambiente (Prodema) para construção de ações conjuntas voltadas à proteção e defesa do meio ambiente. O grupo participa ativamente de eventos como Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH/BS), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cubatão (Comdema), Plano de Contingência para a Serra do Mar, entre outros.

Cronologia de Recuperação e Investimento Ambiental em Cubatão

arvore

Operação Inverno

operação inverno
A Operação Inverno percorre diariamente as principais vias do Polo Industrial de Cubatão

A operação, que ocorre há 24 anos em Cubatão entre os meses de maio e setembro – período em que as condições climáticas são desfavoráveis e o clima predominante é mais seco –, já está em andamento em 2019 e consiste no trabalho de umectação diária das vias externas do Polo e também dentro das empresas.

Todo o processo é feito com água de reuso e visa manter a qualidade do ar, preservando a saúde dos trabalhadores e dos moradores da região.

Nos últimos anos, foi constatado que Cubatão passou pelo período de inverno sem nenhum episódio crítico de qualidade do ar. Estima-se que em 2019 foram utilizados em média 21 milhões de litros de água de reuso e percorridos cerca de 18,9 mil km.

Para o gerente executivo do Cide, Valmir Ramos Ruiz, as ações de preservação ambiental são compromissos firmados entre indústria e município. “Nos empenhamos diariamente com iniciativas e projetos voltados à preservação ambiental, é gratificante poder ver projetos como a Operação Inverno contribuindo para que o Polo atenda aos parâmetros exigidos e permaneça com suas atividades. Essa sinergia é determinante para o desenvolvimento sustentável da cidade”.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

07 de junho de 2019

ABM realiza webinar sobre os 50 anos do Centro de Pesquisa Usiminas

Leia mais

07 de junho de 2019

Unipar e CCC anunciam finalistas de Concurso de Meio Ambiente em Cubatão

Leia mais

07 de junho de 2019

Usiminas encerra segundo trimestre do ano com resultado recorde

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.