27 de maio de 2025
Presidente de escola de samba é preso por tráfico de drogas em Santos

O presidente da escola de samba Vila Mathias, em Santos, foi preso por tráfico de drogas após uma operação da Polícia Civil. Segundo o boletim de ocorrência, Vinicius Rafael do Nascimento Mendes, conhecido como Vini Negão, de 36 anos, era responsável por armazenar entorpecentes no barracão da agremiação e distribuí-los para pontos de venda na região.
A ação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que já investigava o suspeito por suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Diante das suspeitas, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão no galpão da escola, localizado no bairro Vila Nova.
De acordo com o registro policial, os investigadores encontraram a porta do barracão entreaberta e, ao entrar, se depararam com o presidente e outros cinco integrantes da escola de samba. No interior do espaço, localizaram um cômodo trancado, onde estavam escondidas as drogas.
Dentro do quarto, em meio a caixas de bebidas, foram encontrados 13 tijolos de cocaína, duas porções de maconha prensada, uma balança de precisão, facas, tesouras, pinos plásticos, materiais para embalo de entorpecentes e uma substância química usada para misturar drogas, como tetracaína.
Além dos entorpecentes, os policiais apreenderam R$ 4.730 em dinheiro e um celular com o suspeito. Ainda segundo o boletim, em conversa informal, Vini Negão admitiu que armazenava as drogas no local, mas afirmou que os demais membros da escola não tinham envolvimento com o crime.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.