17 de maio de 2023
PRESIDENTE DO EQUADOR DISSOLVE O PARLAMENTO
MORTE CRUZADA É ASSINADA POR GUILHERME LASSO, PRESIDENTE DO EQUADOR.
Guilherme Lasso, Presidente do Equador, assinou nesta quarta-feira (17) a chamada “morte cruzada”, ato que dissolve a Assembleia Nacional do país, podendo governar por decretos-lei de urgência econômica enquanto se realizam novas eleições para presidente e legisladores, segundo ao decreto publicado nesta quarta-feira (17) pela Presidência da República.
Decisão ocorre após a Assembleia Nacional do país iniciar, na terça-feira (16), uma audiência de impeachment contra Guillermo Lasso, por suposta participação no crime de peculato, acusações que sempre foram rejeitadas pelo presidente.
“Eu vim aqui para dizer isto aos meus acusadores: eu os acuso. Eu os acuso de terem abandonado seu papel de legisladores. Agora vocês são antilegisladores desta república, porque vocês não criam leis, mas sim as destroem”, disse Lasso aos legisladores.
O debate foi suspenso sem chegar a uma votação. O debate seria retomado na manhã desta quarta-feira.
Nas redes sociais, Lasso explicou seu posicionamento:
”Assinei o Decreto Executivo 741, com o objetivo de dissolver a Assembleia Nacional e solicitar à CNE a convocação de eleições. Equatorianos: esta é a melhor decisão para dar uma solução constitucional à crise política e comoção interna que o Equador está enfrentando e devolver ao povo equatoriano o poder de decidir seu futuro nas próximas eleições. #ElPuebloDecide”
Firmé el Decreto Ley para el Fortalecimiento de la Economía Familiar con el que bajamos los impuestos a las familias, a los negocios populares, a los taxistas y artesanos.
Ahora la @CorteConstEcu debe emitir su dictamen para que entre en vigencia.#ElPuebloDecide…
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) May 17, 2023