Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

16 de maio de 2017

Prevenção

Praia Grande realiza ação de combate ao câncer de boca

Trabalhos ocorrem ao longo de todo mês de maio

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande aproveitou o grande movimento nas Usafas e Multiclínicas no sábado (12), por conta do Dia ‘D’ de vacinação contra gripe, para realizar um trabalho preventivo voltado para combater o câncer de boca. Além da avaliação dos dentistas de mucosas da boca, língua e gengivas, também foi entregue material informativo relacionado ao tema contendo dicas que podem ser fundamentais para evitar este tipo de doença.

O câncer de boca, se diagnosticado no início, tem cura. Por conta disso, a Sesap decidiu fazer a ação para alertar a população. Ao longo de todo mês de maio ocorre na Cidade uma campanha de prevenção nas Usafas e Multiclínicas. Esse tipo de doença é um tumor maligno que acomete lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua e assoalho da boca.

O público alvo dos dentistas é de pessoas com mais de 40 anos. A adesão para participar da avaliação durante o Dia ‘D’ chamou a atenção e superou as expectativas iniciais dos organizadores da ação. “Acho muito importante esse tipo de trabalho. Arrumar o carro depois que ele quebrou é complicado. Com a nossa saúde, é a mesma coisa. Prevenir é o caminho”, disse o aposentado Leocínio Alves Nogueira, que aproveitou o fato de ter ido até a Multiclínica do Bairro Boqueirão para tomar a vacina contra a gripe e já participou da avaliação com o dentista.

Procedimento – A Sesap destaca que se for achado na avaliação qualquer lesão ou alteração, o paciente já sai da unidade com um horário marcado para uma avaliação com o especialista. Caso seja necessário, é efetuada ainda uma biópsia para fechar um diagnóstico.

Dicas – Feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou brancas e sangramento sem causa conhecida em qualquer região da boca são considerados sinais de alerta que podem não se confirmar como câncer de boca, mas precisam ser investigados por um profissional de saúde. Nódulos no pescoço e rouquidão persistente
também representam perigo.

Algumas dicas simples podem contribuir para diminuir o risco de ter esta doença. Destaque para evitar consumo de bebidas alcoólicas e fumo, ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, usar preservativo, inclusive durante a prática do sexo oral.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de maio de 2017

Divulgação das Notas

Leia mais

16 de maio de 2017

Muay Thay

Leia mais

16 de maio de 2017

Especialistas e entusiastas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.