27 de maio de 2025
Processo seletivo para educador voluntário e intérprete de libras

Inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura até o próximo dia 4; Aulas têm início dia 25 de junho, com duração de 10 meses
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abre nesta quarta-feira (28) o processo seletivo simplificado para educador de turmas de alfabetização de jovens, adultos e idosos e tradutor/intérprete de Libras para atuarem como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br) até o dia 4 de junho.
Ao todo, serão disponibilizadas 12 vagas para educador voluntário e três vagas para tradutor/intérprete de Libras. A atividade desenvolvida pelos alfabetizadores do Programa é equiparada a serviço voluntário, não gerando vínculo empregatício. Os docentes da rede municipal de ensino que desejem participar deverão atender aos critérios de seleção e compatibilidade de horário com as atribuições do cargo ou função e com o horário de trabalho.
Para se inscrever, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro; possuir, no mínimo, 18 anos completos; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar quite com o serviço militar, quando do sexo masculino; ter, no mínimo, formação de nível médio específico em Magistério, ou nível superior completo em Pedagogia ou Licenciatura na área da Educação; ter disponibilidade de, no mínimo, 10 horas semanais.
A seleção dos candidatos será realizada, entre 5 e 8 de junho, por Comissão de Inscrição e Avaliação, composta por membros da Secretaria Municipal de Educação. O resultado preliminar será divulgado no dia 10 de junho no Diário Oficial.
Com duração de 10 meses, as aulas terão início a partir de 25 de junho. A carga horária semanal mínima é de 10 horas-aulas, totalizando 296 horas-aulas presenciais como condição para finalizar a etapa de alfabetização do Programa. Os selecionados terão ajuda de custo para transporte e alimentação no valor de R$ 1.200.
Sobre o Programa Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi instituído pelo Ministério da Educação, com o objetivo de induzir e coordenar o esforço nacional de universalizar a alfabetização entre as pessoas de 15 anos ou mais e estimular a elevação da escolaridade, contribuindo assim para a potencialização do exercício da cidadania.
Em 2023, com a reconstituição da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), o Ministério da Educação retomou o compromisso com a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O PBA é um dos programas integrados ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.