Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira (12), e o consequente aumento do movimento nas lojas, principalmente de eletrônicos e brinquedos, os pais e familiares precisam ficar atentos na hora de fazer compras para a garotada.
A data é considerada pelo comércio como a terceira maior em vendas e o Procon-Santos orienta as pessoas sobre uma série de cuidados básicos que podem evitar problemas na hora de comprar o presente tão desejado.
De acordo com o chefe do Departamento de Defesa e Proteção ao Consumidor (Procon-Santos), Ronaldo Ferreira Silva, a orientação é sempre fazer uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos, pois os valores podem variar muito. O primeiro passo é planejar o que comprar e quanto se pode gastar.
“A pessoa não deve comprar por impulso, precisa pesquisar e procurar saber se o produto está no preço que cabe dentro do seu orçamento, para evitar endividamentos e um desequilíbrio orçamentário”, aconselha Ronaldo.
SEGURANÇA
Outra importante dica, em relação à segurança, é verificar a indicação da faixa etária do brinquedo e se o mesmo possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que atestam a qualidade dos produtos e garantem maior segurança.
Também é importante observar os produtos importados, que precisam trazer informações em língua portuguesa e a embalagem deve informar os eventuais riscos que o brinquedo pode apresentar às crianças. Verificar a data de validade é outra medida necessária, no caso de tintas, massas de modelar, slimes e pinturas.
Quanto aos brinquedos eletrônicos ou mecânicos, o órgão de proteção ao consumidor recomenda que os consumidores testem o funcionamento destes produtos antes de efetuar a compra, observando o modo de funcionamento e se eles requerem pilha ou bateria.
TROCAS
O Procon-Santos também orienta que as compras sejam realizadas em lojas que forneçam nota fiscal, uma vez que há possibilidade de troca da mercadoria em casos de danos ou defeitos. “Caso isso aconteça, a primeira coisa que deve ser feita é procurar o responsável pela venda em até 30 dias. Se não houver retorno ou o problema não for resolvido, procure logo o Procon”, explica Ronaldo.
COMPRAS A DISTÂNCIA
Se a compra for feita em aplicativo, internet ou telefone, o consumidor poderá desistir e solicitar a devolução do produto no prazo máximo de sete dias, contados a partir do recebimento do mesmo, sem precisar justificar o motivo da desistência, pois essa é uma garantia prevista no Código de Proteção e Defesa ao Consumidor para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial.
É muito importante buscar por sites e plataformas seguros que tenham telefone, endereço e CNPJ. Também é recomendado imprimir o comprovante de compra, com a descrição do pedido, verificar o e-mail de confirmação, que deve conter valor pago e a data de entrega.
Também é preciso verificar as formas de pagamento, pois pode haver variações de valor entre pagamentos à vista ou a prazo. Independentemente de comprar em loja física ou virtual, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal.
ATENDIMENTO
As reclamações no Procon-Santos podem ser feitas pelo e-mail
procon@santos.sp.gov.br ou no site oficial
www.procon.santos.sp.gov.br. Quem se sentir lesado também pode registrar uma reclamação nos postos de atendimento do órgão no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), das 9h às 16h; à Rua Barão de Paranapiacaba nº 28 (Encruzilhada), das 9h às 17h, ou pelo WhatsApp (13) 99101-5792.
Confira as principais dicas:
Na hora da compra, além de verificar a procedência do produto, confira se a faixa etária do brinquedo é indicada para a criança.
Comprar sempre no mercado formal para garantir a saúde e segurança da criança e para resguardar os direitos enquanto consumidor; em caso de defeito no produto, isto viabiliza a troca.
Na hora da compra, sempre que possível, é importante solicitar que o vendedor abra o produto e verifique se está íntegro, sem quebra ou falta de peças, e também que seja testado.
Nunca fornecer dados como senha, códigos, entre outros. Se for realizar a compra pela internet com cartão de crédito, verifique se o site da empresa é oficial e se tem o selo de segurança.
Evite ofertas de ajuda de compras por meio do WhatsApp, e-mail ou redes sociais de links duvidosos, e não baixe aplicativos que não sejam de lojas oficiais.
Sempre desconfie de preços muitos baixos, de ofertas em desconformidade com os preços de mercado e nunca compre em perfis que não tenham CNPJ, endereço físico ou virtual, informações necessárias para a localização do fornecedor.
Foto:PMS