Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

08 de dezembro de 2022

PROFISSÃO COMO PROPÓSITO DE VIDA

 | Jornal Acontece

Iniciando a carreira aos 13 anos, BJ transformou a profissão em um mergulho na cultura afro

 

Enquanto trabalhava como ajudante em uma barbearia, há 30 anos, o cubatense Jeferson Lima descobriu que a profissão de barbeiro era seu propósito de vida.

Inspirado em barbeiros que eram ícones nos anos 70 e 80, como Japão Cabeleireiro, e através do conhecimento sobre a cultura negra, o hip hop e o apoio transmitido por sua família, BJ dedicou –se a sua carreira e hoje além de empreendedor, recebe convites para compartilhar sua história e conhecimento, tornando-se também instrutor de crianças e jovens em projetos como Semente da Palafita, na Zona Noroeste em Santos e Unidos do Fundão, na Vila dos Pescadores em Cubatão.

‘’Como a gente começou do zero? Isso causa espanto, as pessoas se questionam como me mantenho há 30 anos. E alguns desses convites são para isso, explicar minha história como empreendedor negro e periférico. E isso me enche de orgulho.’’

O barbeiro e conselheiro racial e cultural, voluntariou-se nos cuidados com a praça Nossa Senhora de Fátima, localizada em Cubatão, aceitando o convite para ajudar a transformar esse espaço. E é dessa forma que nasce a feira de artesanato, projeto que integra e expõe a cultura da região, através de cortes de cabelo artístico, tranças, e outros produtos e serviços expostos diariamente ao público.

Há também na praça um mini salão direcionado as pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam de atendimento ou a quem se interessar em aprender as técnicas.

 

“A gente observa que o nosso trabalho é em conjunto e vem da periferia. E isso vai além da higiene. Eu tenho um carinho muito grande por essa praça, por que as pessoas se acostumaram a ver sujeira e agora quando elas passam por ali podem ver beleza e o ser humano sendo cuidado. É uma mistura de tudo, vai do corte de cabelo as roupas, e as arte nas paredes”, comenta BJ.

Jeferson é um dos responsáveis pelo Instituto Afro Cuidando de Vidas e o plano do empreendedor é cada vez mais ajudar na formação profissionais e integrá-los, de maneira que entendam desde cedo, a importância do seu trabalho, reconheçam e orgulhem-se da sua cultura.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 de dezembro de 2022

Se você deixar, vão brincar com seus sentimentos!

Leia mais

08 de dezembro de 2022

É sua hora de voar!

Leia mais

08 de dezembro de 2022

Fica pra trás quem não se valoriza!

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.