Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

03 de agosto de 2020

Programa Atuação Responsável é tema de reunião do CCC do Polo

 | Jornal Acontece

A reunião mensal do Conselho Comunitário Consultivo do Polo Industrial de Cubatão, realizada no último dia 22, teve como tema principal o Programa Atuação Responsável®, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O encontro contou com a participação do gerente de Gestão Empresarial da instituição, Luiz Shizuo Harayashiki, que ministrou uma palestra sobre a iniciativa.

O programa, em exercício há aproximadamente 30 anos no Brasil e presente em mais de 60 países, possui o principal objetivo de demonstrar o compromisso voluntário da indústria química na melhoria continua de segmentos como Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Como principais resultados, obtém-se a redução de riscos de acidentes, diminuição dos impactos ambientais, uso de produtos mais seguros, entre outros.

 

Entre as premissas do Programa de Atuação Responsável®, se encontra a promoção do relacionamento aberto entre indústrias e sociedade. Através da comissão de Diálogo com a Comunidade da Abiquim, representantes das empresas tratam de assuntos referentes à comunicação com as comunidades circunvizinhas de suas unidades, baseando-se nas diretrizes do programa.

O Conselho Comunitário Consultivo do Polo Industrial, anteriormente conhecido como Painel Comunitário, passou por uma reestruturação e teve sua forma de atuação aprimorada com a criação do seu novo regimento interno, baseado nas diretrizes do programa. Desde então, representantes do CCC passaram a participar de eventos como o Encontro Nacional dos CCCs e o Congresso de Atuação Responsável®, realizados pela Abiquim.

Luiz Shizuo destaca a disseminação dos conceitos básicos do Programa Atuação Responsável® como pilares importantes para as atividades socioambientais do CCCs. “Podemos traduzir o programa como uma postura proativa, transparente e voltada ao diálogo com as partes interessadas na indústria, com uma proposta de responsabilidade que transcende o atendimento legal. Sua continuidade representa o compromisso com a sustentabilidade do setor químico brasileiro, e este é o trabalho que realizamos com nossas comunidades do entorno das plantas”.

Importância da Indústria Química

Na ocasião, também foi explicado sobre a importância da química para o processo do desenvolvimento humano e como está presente no dia a dia das pessoas, seja em setores como os de alimentos, saneamento, construções e medicações.

O Brasil está em 6º lugar no ranking de maiores indústrias químicas do mundo, com um faturamento de 118,7 bilhões de dólares, só no último ano, segundo a Abiquim. Atualmente, contribui com a geração de dois milhões de empregos no País e com 2,4% para o PIB nacional.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

03 de agosto de 2020

Já está em casa

Leia mais

03 de agosto de 2020

Como fazer festa com distanciamento social

Leia mais

03 de agosto de 2020

BEM: Alguns trabalhadores terão que devolver o auxílio, saiba como será a devolução

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC