28 de agosto de 2018
Projeto Aluno-Monitor
UME Pieruzzi estimula o protagonismo de estudantes em novo projeto
Alunos-monitores colaborarão com quem tem dificuldade no rendimento escolar
Com os objetivos de estimular o protagonismo dos alunos, o diálogo entre as classes e o desenvolvimento de grupos de estudos, a UME Dr. Luiz Pieruzi Netto inicia neste semestre o ‘Projeto Aluno-Monitor’. A iniciativa, com apoio da Secretaria de Educação, conta também com a participação do Grêmio Estudantil Prof. Marcos Antonio Martiliano da Silva, grêmio da própria unidade.
O projeto visa a participação de cerca de 20 estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – com bom conhecimento em Matemática, Português e Ciências – que se dispõem a colaborar até quatro horas e meia por semana com os demais colegas do 6º ao 9º ano com menor rendimento durante o período de contraturno escolar, ambientando a sala em um ‘Laboratório de aprendizagens’.
“Lógico que quero ajudar os demais amigos. Colaborar com os estudos deles também é colaborar com nossos próprios estudos“, comenta a secretária do Grêmio Estudantil, Júlia Dias Santana. Por sua vez, a presidente do grêmio, Naihara Barbosa, destaca os aspectos de cidadania e o despertar ao voluntariado que essa iniciativa gerará nos adolescentes.
Junto da equipe escolar, a partir de setembro, os alunos-monitores receberão uma capacitação inicial de pedagogia, ética e cidadania e, acompanharão o desenvolvimento dos estudos de outros adolescentes. “O protagonismo do aluno-monitor é uma ferramenta forte, que vem auxiliar e transformar a busca de uma educação melhor e inclusiva, assim também o tornando um exemplo para os seus colegas”, destaca o diretor da UME, Felipe Augusto Santana. No final do ano, os monitores dividirão experiências e receberão os seus respectivos certificados.