22 de março de 2023
Projeto Guri abre inscrições para Cursos EaD de prática e teoria musical
As inscrições para os 21 cursos gratuitos virtuais podem ser feitas até o dia 3 de abril, de modo on-line. O processo seletivo acontece por ordem de inscrição. Dentre as opções estão Pandeiro brasileiro, O rock e as cordas dedilhadas, Leitura musical para guitarra, A viola caipira e seus encantos, Introdução à musicografia Braille, Uma viagem pela história da música, entre outros
O Projeto Guri abre vagas para 21 cursos virtuais que serão oferecidos de forma gratuita para diversos níveis de ensino e faixas estarias. Uma oportunidade de aprendizado para todas e todos. O Projeto Guri é um programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa. As inscrições seguem até o dia 3 de abril e podem ser feitas pelo site do programa por meio do link
Os cursos estão divididos em 8 encontros que podem ocorrer uma ou duas vezes por semana, com uma hora de duração via Plataforma Zoom e têm início a partir do dia 17 de abril. Os interessados podem optar por cursos de instrumentos como Percussão descomplicada e criativa, Pandeiro brasileiro, A viola caipira e seus encantos; cursos de teoria e apreciação musical como Iniciação à harmonia musical, Uma viagem pela história da música, Primeiros passos musicais, A escuta e a apreciação musical. Existem ainda cursos voltados para professoras e professores como Pedagogias em educação musical e Introdução à flauta doce para educadoras e educadores.
|
Há emissão de certificados para estudantes que completarem, no mínimo, 75% do curso. Serão ofertados recursos de acessibilidade mediante solicitação.
Confira a lista completa dos cursos EaD :
|
|
Serviço:
Cursos EaD 2023
Período de inscrição até 3 de abril
Informações e inscrições: Link
Todas as atividades são gratuitas
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA — Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Adufértil; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Usina Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;
Patrocinadores e apoiadores do Guri Capital e Grande São Paulo — Santa Marcelina Cultura: Bank of American, Constellation, Chiesi e Ultra.
______________________________
PROJETO GURI
O Projeto Guri segue diretrizes e estratégias que visam consolidá-lo como o maior programa sociocultural do Brasil, referência na formação musical, inclusão sociocultural e democratização de acesso à arte — sobretudo à música. É um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Atende, gratuitamente, mais de 70 mil crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e a inclusão social oferecendo educação musical de qualidade apoiada em trabalho social efetivo. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), oferece atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria). E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, dispõe dos Grupos Musicais de Polo e dos Grupos Infantis e Juvenis. O Guri oferece uma rede de apoio para alunas, alunos, familiares e comunidades nas quais atua. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e tem beneficiado) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.
SANTA MARCELINA CULTURA
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.