Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

12 de setembro de 2022

Projeto que capacita educadores para o uso da música em sala de aula já beneficiou mais de 6.000 alunos da rede pública

 | Jornal Acontece

338 professores já participaram das formações e 107 escolas em três estados já receberam a iniciativa

 

Estudos comprovam: a música tem impacto positivo no desenvolvimento de crianças e jovens ao ampliar suas capacidades cognitivas, motoras e socioemocionais, ampliando sua capacidade de expressão e a socialização. Então, por que não utilizar esse recurso em sala de aula? O projeto Construindo Música, elaborado pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – tem por objetivo capacitar os educadores da rede pública para que trabalhem e vivenciem a música em sala de aula com seus alunos, alinhados às habilidades e competências indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e implementada em parceria com as secretarias municipais de educação das cidades que recebem o projeto.

 

Após participarem de encontros formativos, os educadores recebem materiais didáticos específicos e acompanhamento pedagógico para engajar alunos da Educação Infantil II (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental 1. Mais de 6.000 alunos de 107 escolas da rede pública já foram beneficiados em 10 municípios de três estados – São Paulo (Paulínia, Campinas, Pereira Barreto, Pindamonhangaba, São Paulo, Cubatão, Suzano e Santo André), Espírito Santo (Iúna) e Rio de Janeiro (Casimiro de Abreu) – com a participação de 338 educadores.

 

Com os kits musicais, os professores aprendem novas ferramentas para utilizar estes materiais em sala de aula, e a confeccionarem seu próprio instrumento, utilizando materiais que seriam descartados, trabalhando conceitos importantes para a formação plena do aluno, como consumo, gestão de resíduos e sustentabilidade. Os instrumentos que serão construídos ao longo da jornada musical serão tambor do mar (caixas diversas), ganzá com potes plásticos, beliscofone (latas) e trompa de conduíte, por exemplo.

 

Em complemento, as escolas recebem a doação de exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o projeto. A dinâmica envolve ainda um pocket show para sensibilização de toda a comunidade escolar e dos familiares, celebrando o início do projeto.

 

De acordo com a coordenadora do projeto Construindo Música na Evoluir, Juliana Góes, a música está no bojo da existência humana, como a consciência e a palavra. “Sabemos que, através dela, somos estimulados em diversas áreas do conhecimento, e trazer isso para o convívio escolar, reconhecendo-a como linguagem, amplia no aluno o prazer pelo aprendizado, compondo novas formas de cognição, seja na descoberta sonora e no refinamento da apreciação ou na sua organização interna. Afinal, todos nós somos música!”, ressalta a coordenadora.

 

“O projeto nos traz a consciência da importância do trabalho com a música, que, muitas vezes, é relegado apenas como um apoio para inserir outros conteúdos de aprendizagem”, afirma a professora Célia de Araújo Demézio de Sales, da UME Marta Maranhão, participante do Construindo Música.

 

Célia destaca especificamente o aprofundamento e a metodologia utilizada através de brincadeiras musicais, explorando os objetivos de cada uma delas e introduzindo conceitos da linguagem musical. “A construção de instrumentos com sucatas também permite a percepção, de forma lúdica, dos elementos sonoros. Em resumo, coloca a música como protagonista e não apenas como uma estratégia de apoio para outros conteúdos escolares”, diz.

 

“Conseguimos resgatar músicas e deixar nossas aulas mais interessantes, trazendo diferentes materiais e, principalmente, a confecção de instrumentos. Os alunos amam essa atividade! Ficam bem empolgados e prestam atenção em cada detalhe”, conta a professora Rafaela Aparecida Dias Gonçalves, da Escola Padre Zezinho, outra integrante do projeto. “O Construindo Música veio para ampliar as propostas pedagógicas e, também, contribuir com o desenvolvimento integral das crianças, principalmente na oralidade”.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU
Assim como todos os projetos da Evoluir, o Construindo Música dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).
 
Sobre o Construindo Música
O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais do cotidiano reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança e do jovem por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
 
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: evoluir
 
 
 

 

 

Imagem: Projeto Construindo Música – Evoluir
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

12 de setembro de 2022

Praia Grande se consolida como referência na área da Educação

Leia mais

12 de setembro de 2022

10 erros mais comuns no ENEM

Leia mais

12 de setembro de 2022

Faculdade SESI de Educação abre inscrições para o Vestibular 2025

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.