Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

02 de dezembro de 2022

Projetos acessíveis e de inclusão em Santos são destacados na abertura da 9ª Virada Inclusiva

 | Jornal Acontece
Uma manhã de prestação de contas. Assim foi a abertura da 9ª Virada Inclusiva de Santos, nesta sexta-feira (2), quando a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) apresentou, no 5º andar do Paço Municipal (Centro Histórico de Santos), a lista de projetos de inclusão e acessibilidade que foram implantados, estão em fase de execução e foram projetados para o Município. 
 
 
A CPA reúne representantes de todas as secretarias municipais de Santos e tem como principal função avaliar, discutir e acompanhar as políticas e projetos municipais com o olhar da inclusão e acessibilidade. Vale lembrar que cerca de 10% do quadro efetivo de servidores municipais de Santos – 205 pessoas – é de portadores de deficiência.
 
 
A 9ª Virada Inclusiva é organizada pela Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep) da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos. A abertura contou com tradução simultânea em Libras e audiodescrição.
 
 
Coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari apresentou uma extensa lista de projetos de acessibilidade e inclusão, entre os quais o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Zona Noroeste, que está em fase de licitação, a Casa da Mulher (também em licitação), a execução da rampa da orla da praia (Ponta da Praia), a reforma da Ponte Edgard Perdigão (em andamento), a passarela acessível no Canal 3 (em andamento), a reforma da Praça Olímpio Lima (a ser iniciada), a área de lazer no Morro do José Menino (também a ser iniciada) e a instalação de brinquedos acessíveis na Praça Aparecida.
 
 
Ao lembrar que a CPA começou a se reunir no dia 14 de fevereiro deste ano, Cristiane Zamari assinalou que a atuação da comissão deixou esta edição da Virada Inclusiva com um toque especial. “Hoje é dia de prestar contas para a sociedade, de mostrar que estamos fazendo a lição de casa. A inclusão e a acessibilidade são construções permanentes; aprendemos todos os dias a fazer uma cidade melhor”.
 
 
Para a vice-prefeita e secretária municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, o trabalho pela inclusão em Santos se dá de forma efetiva devido à sensibilidade das equipes da Administração que atuam no segmento.  “Todo prefeito sabe que temos muito a fazer. Esse trabalho apresentado pela Comissão Permanente de Acessibilidade é fundamental. Precisamos desta escuta para continuar este trabalho incansável”.
 
 
 

PROGRAMAÇÃO

 
 
 
A Virada Inclusiva segue neste sábado (3) com o 2º Fest Skate, Campeonato Inclusivo de Skate, que será realizado das 9h às 13h, na Lagoa da Saudade (Morro Nova Cintra). Não é necessário ter experiência na modalidade. O campeonato também é aberto a quem não tem deficiência. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMsV2tqwAb87ODrzq06y0hFut7kDyslGsk_yajxJdUazeceg/viewform ou no local, no próprio dia do evento. Na sequência do 2º Fest Skate, o público poderá acompanhar bandas no palco flutuante na Lagoa da Saudade.
 
 
Já no dia 8, às 9h, será inaugurado o Centro de Apoio Técnico (CAT) no 7º Distrito Policial (Rua Assis Corrêa, 50, Gonzaga). O objetivo do CAT é fazer com que as pessoas com deficiência em Santos tenham um melhor atendimento na hora de registrar um boletim de ocorrência (BO). Em 2021, 72 BOs foram registrados no Município por pessoas com deficiência.
 
 

DEFESA PESSOAL PARA ELAS

 
 
A programação da 9ª Virada Inclusiva se encerra no dia 10, a partir das 9h, com cursos de defesa pessoal para mulheres com deficiência, na Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail codep@santos.sp.gov.br . As turmas foram divididas da seguinte forma: das 9h às 11h (para cadeirantes) e 11h às 13h (pessoas com deficiência intelectual).
 
 
 
 
Foto:PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

02 de dezembro de 2022

Santos recebe a 2ª edição da Feira de Noivas neste sábado (18)

Leia mais

02 de dezembro de 2022

A importância da tecnologia na gestão financeira

Leia mais

02 de dezembro de 2022

Consumo de energia cresce no país; Idec aponta medidas para reduzir custos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.