28 de julho de 2017
Promotoras Legais
Guarujá abre em agosto mais 60 vagas para PLPs
Curso de Promotoras Legais Populares visa possibilitar às participantes o reconhecimento de situações de violência e de violação de direitos
Para prevenir casos de violência contra a mulher e reverter as estatísticas é preciso, primeiramente, reconhecer o ato como algo não natural e que não deve ser aceito. A avaliação é da representante da ONU Mulheres Brasil, médica Nadine Gasman, durante entrevista, em março deste ano, ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília. No país, segundo a médica, a Lei Maria da Penha tem trazido essa ideia para a população, que sabe que bater, xingar e matar mulheres é um crime.
Guarujá está saindo na frente na luta contra a violência à mulher, sendo a primeira cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a implantar o curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) e que seguiu adiante. Tanto é assim, que no próximo dia 25 de agosto realizará a formatura da 7º turma, mas a primeira nesta gestão.
O curso, conduzido pela Assessoria de Políticas Públicas, vinculada à Secretaria de Governo (Segov) do Município, voltado somente ao público feminino, visa capacitar e conscientizar mulheres sobre o empoderamento feminino, que nada mais é do que a consciência coletiva expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero.
“As mulheres precisam reconhecer que elas são capazes, para então poder começar a fazer mudanças”, ressalta Edna Torres, assessora de Políticas Públicas para Mulheres.
O PLP tem o objetivo principal de possibilitar às participantes o reconhecimento de situações de violência e de violação de direitos, apontando os mecanismos jurídicos de proteção da mulher. Além de ser uma ação afirmativa de gênero, é uma iniciativa no campo da educação jurídica popular.
“O foco principal é passar informações do que o Governo oferece para as munícipes em termos de serviços e equipamentos para que elas possam recorrer”, explica Edna Torres, lembrando que o curso tem 8 módulos, com 32 aulas diferenciadas e é voltado, principalmente para mulheres organizadas no meio popular, lideranças comunitárias, agentes de saúde, assistentes sociais, entre outras, com o intuito de contribuir na igualdade de direitos e no exercício da cidadania das participantes
Nova Turma
A partir de 14 de agosto, abre as inscrições para a 2ª turma de PLPs, na atual Administração Municipal, que devem ser feitas na Escola de Governo (Rua Washington, 227/Vila Maia – ao lado do Cartório Eleitoral – Centro), das 9h às 16 horas. Para se inscrever, a interessada deve apresentar documento pessoal (RG, habilitação, CPF) e comprovante de residência. São oferecidas 60 vagas.
O curso se inicia na segunda semana de setembro (em local a ser definido e divulgado oportunamente), e será realizado duas vezes na semana, das 14h às 17 horas.