Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

01 de maio de 2020

Qualidade do ar

 | Jornal Acontece

Começa a Operação Inverno no Polo Industrial

Materia Operacao Inverno

 

Em sua 25ª edição, a Operação Inverno começa nesta sexta (1 de maio), no Polo Industrial de Cubatão. A abertura das atividades, normalmente realizadas nas instalações do Cide e Ciesp Cubatão, foi realizada no último dia 28, por meio de videoconferência, entre os representantes das indústrias e o gerente regional da Cetesb no município, Marcos Cipriano.

Com o objetivo de contribuir para a boa qualidade do ar na região industrial, a operação atua na limpeza das principais vias de acesso ao Polo e às empresas, para evitar a dispersão de particulados (poeira) acumulados nas estradas, principalmente por conta da movimentação de veículos, intensificada pela variável climática que acontece no inverno.

 

O fenômeno, conhecido como inversão térmica, faz com que os particulados se concentrem na superfície e não dispersem por conta da temperatura mais fria. Já no verão, a superfície terrestre permanece aquecida, o ar quente eleva-se e os ventos dissipam a poeira. Na estação mais fria do ano na cidade, costumam-se ocorrer poucas chuvas e ventos, o que favorece a concentração.

A ação preventiva, também conhecida como Banho de Rua, ocorrerá entre os meses de maio e outubro, com a coordenação do Cide e apoio do Ciesp Cubatão e demais indústrias do Condomínio Industrial. São realizadas limpeza e umectação nas principais estradas e avenidas localizadas no Polo, como a rodovia Cônego Domênico Rangoni, avenida Plínio de Queiróz, avenida Renê Fonseca e outros acessos próximos às unidades industriais e pátios reguladores.

A limpeza é feita por meio de varredura nas estradas e, em seguida, conta com umectações de água de reuso com caminhão-pipa, em operação por 12 horas diárias, durante todo o período da campanha. Em 2019, foram coletados cerca de 82 toneladas de resíduos, como lama, garrafas pet, borrachas, pneus e peças de veículos.

Desde 1994, a cidade não apresenta episódios críticos e fora dos padrões preconizados pela legislação. Os índices de qualidade do ar são monitorados por três estações medidoras da Cetesb, localizadas no Polo Industrial e na área urbana de Cubatão, e encontram-se disponíveis para consulta no site do órgão com dados atualizados de hora em hora, todos os dias da semana.

Para Marcos Cipriano, o apoio das indústrias é fundamental para o sucesso da ação. “Mesmo com a redução das atividades industriais durante a pandemia, a operação ainda se faz importante. A intensificação de movimentação nas vias é uma preocupação neste período do ano e contamos com o auxílio do Condomínio para que alcancemos mais um resultado positivo, assim como nos anos anteriores.

 

“Trabalharemos para que a Operação Inverno deste ano seja mais um marco em nosso compromisso com a gestão ambiental no Polo e região. Com o apoio das indústrias e da Cetesb, não mediremos esforços para concluirmos este período dentro dos padrões de qualidade do ar”, afirma o diretor executivo do Cide, Ricardo Salgado.

_____________________________________________________________________________

VIPLAN OK

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

01 de maio de 2020

Bolo delicioso e muito fácil

Leia mais

01 de maio de 2020

PSL não volta a apoiar Bolsonaro, diz presidente

Leia mais

01 de maio de 2020

Sabesp Fácil facilita atendimento e leitura de contas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC