Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de maio de 2022

Queda de temperatura saiba como se proteger de doenças respiratórias

 | Jornal Acontece

Médica explica como aumentar a imunidade e evitar doenças nos dias mais gelados do outono, inverno

 

A mudança repentina de temperatura afeta a saúde da população, movimentando as emergências dos hospitais, cujos atendimentos a pacientes com transtornos respiratórios chegam a 70% do total. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que as doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar entre as maiores causas de morte no mundo, e em tempos de coronavírus os cuidados devem ser redobrados.

 

O sistema respiratório do corpo humano está em contato direto com o ar que respiramos e, embora disponha de um complexo mecanismo de defesa contra agentes nocivos externos, algumas vezes essas barreiras são vencidas e, então, surgem disfunções orgânicas.

 

De acordo com a médica otorrinolaringologista Dra. Maura Neves Otorrinolaringologista pela USP, as mudanças bruscas de temperatura impactam na imunidade e no sistema respiratório: “o nariz é um órgão que tem a função de aquecer, filtrar e umidificar o ar. Já estamos com o ar mais seco e com variações bruscas de temperatura, o nariz acaba sofrendo bastante e pode ter sua função comprometida”, conta.

 

A baixa temperatura causa estresse no corpo e impacta as vias respiratórias. “O nariz vai ter de trabalhar dobrado para compensar o ar gelado inspirado”, Explica.

 

Para evitar doenças, a médica deixa algumas dicas:

 

– Mantenha-se agasalhado e aquecido;

 

– Aumente a hidratação;

 

– Evite usar roupas que estavam guardadas há muito tempo — sempre tire antes para lavar e tomar sol, em especial quem tem alergias;

 

– Lave o nariz com soro para ajudar a remover vírus, bactéria, alérgenos, poluição e poeira, reduzindo irritações;

 

– Mantenha a boa nutrição;

 

– Tenha a caderneta de vacinação sempre atualizada;

 

– Pratique o distanciamento social, evite locais fechados e aglomerados.

 

 

Dra. Maura Neves

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de maio de 2022

Guarujá reduz casos de dengue em 72% em 2026

Leia mais

09 de maio de 2022

Ideal service e sesp realizam campanha de vacinação e conscientização em Cubatão

Leia mais

09 de maio de 2022

CATI fortalece qualidade de vida da melhor idade em Guarujá

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.