16 de julho de 2025
Queda nos índices criminais é mantida pelo segundo mês consecutivo

A redução dos índices criminais segue em ritmo positivo pelo segundo mês consecutivo, conforme apontam dados parciais analisados nesta segunda-feira (14) durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro reuniu representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp).
Com base no sistema Infocrim, os números preliminares de junho indicam quedas expressivas em crimes como roubos, que caíram 37,9% (de 195 casos em 2024 para 121 neste ano), e furtos, que registraram uma redução de 9,2% (de 507 para 460 ocorrências).
“Mais uma vez, todos os indicadores estão em queda, o que comprova que as ações adotadas desde o início do ano estão gerando resultados concretos. Agora, nosso desafio é manter essa tendência”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi.
Entre as estratégias que vêm surtindo efeito estão o reforço no patrulhamento da GCM, escalas extras de agentes, Operações Ferro-Velho — voltadas ao combate à receptação de produtos ilícitos — e o uso de tecnologia para monitoramento e inteligência.
Durante a reunião, as autoridades também analisaram os dados por região e discutiram novas ações para ampliar a sensação de segurança entre moradores e visitantes. “Reduzir os crimes é fundamental, mas tão importante quanto isso é garantir que a população se sinta segura e acolhida pelas forças de segurança”, concluiu Izumi.