10 de maio de 2024
Querô abre inscrições para oficina de cinema gratuita aos moradores do bairro Caruara na Área Continental de Santos

Projeto Querô Comunidade tem 9 anos de existência e já conquistou 7 prêmios em festivais, com filmes feitos pelos próprios moradores das comunidades participantes
Quer aprender as principais etapas para a produção de um filme e gravar um documentário com a sua comunidade? O Querô está com inscrições abertas para as oficinas de cinema do Projeto Querô Comunidade, que nesta edição será realizada para os moradores do bairro Caruara, na Área Continental de Santos/SP. Para se inscrever, é preciso ser morador do Caruara e ter a partir dos 14 anos (sem limite máximo de idade). O curso é GRATUITO e as inscrições seguem até 26/mai, pelo link bit.ly/querocomunidade.
Com patrocínio master da Brasil Terminal Portuário e CMOC e patrocínio do banco BV, Petrocoque, Usiminas e TK Elevadores, ao todo são 20 vagas disponíveis. Na oficina, os participantes aprendem as principais etapas para produção de um curta-metragem, passando por aulas de criação de roteiro, produção, manuseio de equipamentos audiovisuais e gravação de um documentário, com roteiro e gravações feitos pelos próprios moradores e gravado na comunidade.
As aulas estão previstas para começarem em junho e acontecerão no Portinho Caruara (Rua Andrade Soares, nº 150 – Praça Portinho – Final da Avenida Principal). Ao todo serão 9 encontros, e os dias e horários das aulas serão definidos após encerramento das inscrições, a partir dos dados colhidos no formulário de inscrição, conforme disponibilidade da maioria.
Para mais informações, entrar em contato pelo WhatsApp (13) 99735-3473 (Falar com Andressa) ou pelo Instagram do Querô: @institutoquero
SOBRE O QUERÔ COMUNIDADE – Com realização do Querô, o projeto busca ser mais um caminho para democratizar o acesso à cultura e a produção audiovisual, visando empoderar moradores de comunidades a contarem suas histórias, utilizando o audiovisual para despertar diálogos sobre questões sociais das quais as comunidades estão inseridas e estimular a afirmação cultural e identitária dos moradores participantes, a fim de fortalecer a cultura popular.
No Projeto, os arte-educadores do Querô, todos capacitados na Instituição, procuram estabelecer vínculos com as comunidades por meio de oficinas de produção audiovisual, a partir das necessidades e anseios que os moradores queiram compartilhar. Após as oficinas, é realizada uma sessão de estreia do filme na própria comunidade.
Em 9 anos de projeto, o Querô Comunidade já realizou oficinas de cinema para 9 comunidades da região, produzindo 8 filmes e conquistando 7 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, levando a voz das comunidades para as telonas.
Entre as regiões de Santos que já receberam o projeto estão Saboó, Vila Progresso, Vila Nova, Morro do São Bento e a Zona Noroeste. O curta “Raízes do Mercado”, produzido pelos moradores da Vila Nova, chegou a ser vencedor de 4 prêmios de Melhor Filme, entre eles, uma Menção Honrosa do Júri no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo em 2022, e como complemento, foi exibido na TV Cultura.
SOBRE O QUERÔ – Com 18 anos de história, o Querô é uma instituição sem fins lucrativos de Santos/SP que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio do audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social. Até aqui, mais de 400 obras audiovisuais foram realizadas na Instituição, conquistando 111 prêmios.