Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

10 de maio de 2024

Querô abre inscrições para oficina de cinema gratuita aos moradores do bairro Caruara na Área Continental de Santos

 | Jornal Acontece

Projeto Querô Comunidade tem 9 anos de existência e já conquistou 7 prêmios em festivais, com filmes feitos pelos próprios moradores das comunidades participantes

 

Quer aprender as principais etapas para a produção de um filme e gravar um documentário com a sua comunidade? O Querô está com inscrições abertas para as oficinas de cinema do Projeto Querô Comunidade, que nesta edição será realizada para os moradores do bairro Caruara, na Área Continental de Santos/SP. Para se inscrever, é preciso ser morador do Caruara e ter a partir dos 14 anos (sem limite máximo de idade). O curso é GRATUITO e as inscrições seguem até 26/mai, pelo link bit.ly/querocomunidade.

 

Com patrocínio master da Brasil Terminal Portuário e CMOC e patrocínio do banco BV, Petrocoque, Usiminas e TK Elevadores, ao todo são 20 vagas disponíveis. Na oficina, os participantes aprendem as principais etapas para produção de um curta-metragem, passando por aulas de criação de roteiro, produção, manuseio de equipamentos audiovisuais e gravação de um documentário, com roteiro e gravações feitos pelos próprios moradores e gravado na comunidade.

 

As aulas estão previstas para começarem em junho e acontecerão no Portinho Caruara (Rua Andrade Soares, nº 150 – Praça Portinho – Final da Avenida Principal). Ao todo serão 9 encontros, e os dias e horários das aulas serão definidos após encerramento das inscrições, a partir dos dados colhidos no formulário de inscrição, conforme disponibilidade da maioria.

 

Para mais informações, entrar em contato pelo WhatsApp (13) 99735-3473 (Falar com Andressa) ou pelo Instagram do Querô: @institutoquero

 

SOBRE O QUERÔ COMUNIDADE – Com realização do Querô, o projeto busca ser mais um caminho para democratizar o acesso à cultura e a produção audiovisual, visando empoderar moradores de comunidades a contarem suas histórias, utilizando o audiovisual para despertar diálogos sobre questões sociais das quais as comunidades estão inseridas e estimular a afirmação cultural e identitária dos moradores participantes, a fim de fortalecer a cultura popular.

 

No Projeto, os arte-educadores do Querô, todos capacitados na Instituição, procuram estabelecer vínculos com as comunidades por meio de oficinas de produção audiovisual, a partir das necessidades e anseios que os moradores queiram compartilhar. Após as oficinas, é realizada uma sessão de estreia do filme na própria comunidade.

 

Em 9 anos de projeto, o Querô Comunidade já realizou oficinas de cinema para 9 comunidades da região, produzindo 8 filmes e conquistando 7 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, levando a voz das comunidades para as telonas.

 

Entre as regiões de Santos que já receberam o projeto estão Saboó, Vila Progresso, Vila Nova, Morro do São Bento e a Zona Noroeste. O curta “Raízes do Mercado”, produzido pelos moradores da Vila Nova, chegou a ser vencedor de 4 prêmios de Melhor Filme, entre eles, uma Menção Honrosa do Júri no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo em 2022, e como complemento, foi exibido na TV Cultura.

 

SOBRE O QUERÔ – Com 18 anos de história, o Querô é uma instituição sem fins lucrativos de Santos/SP que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio do audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social. Até aqui, mais de 400 obras audiovisuais foram realizadas na Instituição, conquistando 111 prêmios.

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

10 de maio de 2024

Guará Fest 2025 começa nesta sexta (5) em Cubatão, com programação diversificada de arte e cultura

Leia mais

10 de maio de 2024

Secult Cubatão e Teatro do Kaos apresentam “Caminhos da Independência”

Leia mais

10 de maio de 2024

Sete das dez melhores cidades para morar em 2025 estão em SP, aponta IPS Brasil

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.