23 de junho de 2025
Rede de apoio a mulheres vítimas de violência é discutida em encontro regional

Encontro reúne autoridades e instituições para articular estratégias de acolhimento, prevenção e enfrentamento
Cubatão deu um passo importante na articulação de uma rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher. Durante encontro realizado na última quarta-feira (11), no auditório da Secretaria de Indústria, Porto e Emprego, representantes de diversas entidades discutiram estratégias de prevenção, alerta e acolhimento a vítimas de violência doméstica.
Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, Conselho Municipal da Condição Feminina, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela Atenção Primária à Saúde no município.
Criação de Núcleo de Prevenção e Rede Integrada
Entre os principais temas abordados, destacam-se a criação de um Núcleo de Prevenção à Violência e a formação de uma rede integrada de apoio, com foco em ações coordenadas e intersetoriais.
“É sabido que muitos casos de violência são identificados inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, é essencial capacitar os profissionais dessas unidades para reconhecer os sinais e agir com empatia e responsabilidade”, afirmou Viviane Barbosa, apoiadora em Saúde Mental da SBCD.
Ações intersetoriais e compromisso ético
Para o grupo, a comunicação entre os setores envolvidos é essencial para garantir um acolhimento seguro e eficaz. A presidente do Conselho da Mulher de Cubatão, Cristina Oliveira, reforçou que a criação da rede representa um avanço na formulação de políticas públicas efetivas.
“Compartilhar informações, alinhar condutas e capacitar equipes são medidas fundamentais. O trabalho conjunto amplia a capacidade de resposta e promove um atendimento mais humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Cristina acrescenta que o objetivo é atuar de forma integrada e preventiva, considerando o impacto da violência em toda a estrutura familiar.
Participação da Delegacia de Defesa da Mulher
A delegada Mayla Hadid, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Cubatão, também participou do encontro, trazendo relatos de casos atendidos e reforçando a importância de uma abordagem sistêmica.
“Encontros como esse ampliam o olhar sobre os fatores que provocam a violência e preparam os profissionais para um atendimento mais completo. Enfrentar esse problema exige atuação articulada entre os órgãos de defesa”, afirmou a delegada.
Segundo ela, um olhar mais atento às dinâmicas da violência permite que as forças de segurança atuem com mais eficácia, contribuindo para a redução dos casos e proteção das vítimas.