Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de maio de 2021

Reforço no combate ao abuso e exploração sexual

 | Jornal Acontece

Durante esse mês, o CREAS intensificou as orientações sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes informando e distribuindo o jornal “Pequeno manual de autodefesa”

 

 

Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Guarujá reforça o combate com ações de conscientização no Município. A iniciativa é realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). A Campanha tem como tema: “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

 

Durante esse mês, o CREAS intensificou as orientações sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, informando e distribuindo o jornal “Pequeno manual de autodefesa”. Com o tema: “Seu corpo é seu maior tesouro, diga não à violência sexual”, os exemplares foram entregues para famílias e indivíduos em atendimento presencial e visitas domiciliares.

 

Segundo dados do CREAS, no ano passado a equipe atendeu 40 novos casos de violência sexual e cinco novos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Já entre janeiro à abril deste ano foram 14 novos casos, o que reforça a importância de prevenir e denunciar tais violências.

 

O CREAS fica localizado na Rua Buenos Aires, 465 -Vila Maia- (13- 3355-7918), oferece apoio especializado aos indivíduos e também as famílias das vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais.

 

Como procurar ajudar?

Diante de um caso ou suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, basta ligar no Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar. O conselho faz o encaminhamento para o CREAS, onde a criança passa por um acompanhamento psicossocial. Esta equipe faz uma articulação com a rede de atenção (saúde, educação e justiça), a fim de interromper o ciclo de violência.

Os Conselhos Tutelares atendem de segunda a sexta, das 8 às 18 horas: Guarujá (Rua Montenegro, 455 – Vila Maia), telefone (13) 3355-3198 e Vicente de Carvalho (Rua Oscar Sampaio, 66 – Jardim Santense) telefone (13) 3386-1861.

 

18 de Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000. A data marca a ocorrência de um crime bárbaro, que vitimou uma menina de oito anos em Vitória, no Espírito Santo.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de maio de 2021

Farid reúne 3 mil apoiadores, em Convenção

Leia mais

18 de maio de 2021

Prefeitura abriu 3ª fase do Passe Livre

Leia mais

18 de maio de 2021

Festa de São Paulo Apóstolo começa nesta quinta-feira (27)

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.