Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

02 de novembro de 2024

Reta final para o Enem 2024 pede pausas e organização

 | Jornal Acontece

Com provas marcadas para 3 e 10 de novembro, recomendação é de foco nos estudos, simulações e organização do tempo para garantir um bom desempenho

 

 

Com mais de 4 milhões de inscritos, um crescimento de 9,95% nas inscrições em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro. Para um bom desempenho, é fundamental que os candidatos se organizem, elaborem cronogramas de estudos, mantenham a calma e reservem períodos para descanso nos dias que antecedem as provas.

 

 

Segundo Daniela Coccaro, diretora pedagógica do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho, é essencial que os estudantes se organizem e priorizem suas demandas nesta reta final. “É preciso ajustar a agenda para que caiba tudo – os momentos de lazer, com a família, amigos e o estudo. Cabe à escola dar todo esse suporte para o aluno que quer ir além do Enem. E precisa estar preparado para dias antes da prova não bater o desespero”.

 

 

A participação em grupos de estudo é uma alternativa eficaz, especialmente para revisões. “Grupos de estudos monitorados por professores, onde os alunos podem se aprofundar e receber auxílio com conteúdos mais complexos, podem proporcionar mais segurança e experiência com as possíveis questões que possam cair na prova. E ajuda na revisão final, antes do exame”, complementa.

 

 

Outra dica é ampliar o repertório de conhecimento, especialmente em relação à redação. “Esse ponto é fundamental, já que a redação tem um peso de mais de 20% no Enem. Além disso, as questões de Matemática, que também impactam significativamente na nota final, precisam estar no alvo de quem quer se destacar”, orienta. “Apostar em simulados é essencial. É preciso fazer simulados para que a prova do Enem não seja ‘nenhuma surpresa’”, completa Daniela.

 

 

Foco e organização

 

Diego Almeida Monsalvo, coordenador do Ensino Médio do Colégio Progresso Bilíngue de Santos, destaca a importância de foco e organização nos dias que antecedem o Enem. “É preciso estudar com organização, entendendo qual é o melhor método para você. Nem todos conseguem estudar no horário exato que gostariam, seja por compromissos de trabalho, estudos ou cursinhos. No entanto, é fundamental destacar que um estudo eficaz e produtivo requer método”.

 

 

Ainda durante a revisão, ele enfatiza a importância dos simulados, que ajudam a compreender a estrutura das provas, o estilo das questões e a praticar estratégias eficazes. Além disso, é fundamental estar atento à veracidade do conteúdo estudado, como as notícias, por exemplo. “Ao escrever, evite se basear em informações falsas, as ‘fake news’. Verifique a veracidade das informações para garantir a qualidade dos seus argumentos na redação”, orienta.

 

 

Ele ressalta, ainda, a importância de fazer pausas durante os estudos e repensar a ingestão de certos alimentos antes dos dias de prova. “Não desanime com o cansaço. É normal se sentir cansado ou entediado durante os estudos. Faça pausas, levante-se, caminhe um pouco e se hidrate para recarregar as energias. Alimente-se bem. Não exagere na utilização da cafeína e dos energéticos; eles podem gerar mais excitação e hiperestimulação, atrapalhando sua atenção e concentração”, conclui. 

 

 

Confira algumas dicas para o Enem:

 

  • Organize a agenda: Ajuste seu cronograma para incluir momentos de lazer, estudo e tempo com a família e amigos. Manter um equilíbrio é fundamental para evitar o estresse na reta final;

 

  • Participe de grupos de estudo: Esses grupos podem ajudar na compreensão de conteúdos complexos e proporcionar prática com questões que podem aparecer na prova;

 

  • Amplie o repertório: Foque em melhorar suas habilidades de redação e amplie seu conhecimento em Matemática, já que ambos têm grande peso na nota final do Enem;

 

  • Realize simulados: Faça simulados para se familiarizar com a estrutura da prova e as diferentes abordagens das questões. Isso ajudará a reduzir a ansiedade no dia do exame;

 

  • Faça pausas e cuide da alimentação: Não esqueça de se levantar, caminhar e se hidratar durante os estudos. Além disso, evite excessos de cafeína e energéticos, pois podem prejudicar sua concentração.

 

 

Sobre Daniela Coccaro 

Graduada em Química e mestre em Biomonitoração Ambiental e Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, é professora de Química desde 1996. Foi coordenadora de série e de Projeto Científico do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho e atua como diretora pedagógica do Ensino Médio e orientadora educacional da 3ª série na mesma instituição. 

 

Sobre Diego Almeida Monsalvo

Diego Almeida Monsalvo é professor de Filosofia e coordenador do Ensino Médio do Colégio Progresso Bilíngue de Santos. Possui mais de duas décadas de experiência na área educativa. É escritor e articulista, formado em Filosofia e mestre em Educação. Dentre seus livros, destacam-se: “Pensar a história com Nietzsche”, “Dissecando o líder” e “Filosofia Urgente”

 

Sobre a Escola Lourenço Castanho 

Oferece um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento, investindo também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber. Ao longo dos anos, a Escola mantém o compromisso com seus princípios, consolidando a formação integral como a base de seu projeto pedagógico-educacional.

 

Sobre o Colégio Progresso Bilíngue 

Fundado em Campinas em 1900, por um grupo de cafeicultores que queriam garantir às filhas acesso à formação de excelência, o Colégio Progresso caracterizou-se como uma escola forte desde a sua criação e logo passou a atender também às famílias dos grandes cafeicultores do Brasil, firmando-se como referência de colégio interno para meninas, leigo e progressista. Daí o nome, Progresso. Para além da excelência acadêmica, a escola garante a formação de valores humanos, que a diferenciam e colocam em perfeita sintonia com as exigências do mundo atual. Em 2017, a instituição implementou a formação Bilíngue, que está entre as 40 melhores do Brasil e 12ª melhor do Estado de São Paulo, de acordo com os resultados obtidos no ENEM 2019.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

02 de novembro de 2024

Oportunidade de ingressar na universidade, processo seletivo 2025 vagas remanescentes

Leia mais

02 de novembro de 2024

Vestibular 2025 da Esamc Santos está com isenção da taxa

Leia mais

02 de novembro de 2024

Unaerp Guarujá forma primeira turma de Medicina

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.