Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

04 de abril de 2022

Reunião do Condema tem como assunto principal o uso das cisternas de captação de água da chuva

 | Jornal Acontece

Encontro é mensal e atualmente acontece de maneira online

 

 

Na última semana, aconteceu a 89ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA). O encontro ocorreu de forma online e entre os assuntos abordados, destaque para o Dia da Água. Para comemorar a data, o assunto escolhido foi o uso das cisternas de captação de água da chuva, que foi apresentado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

 

“Este tema é muito importante, a água é um bem essencial para nossas vidas, e precisamos utilizar de forma consciente e sustentável, ou seja, de forma que supra as nossas necessidades sem comprometer o seu uso para as futuras gerações. E é isso que a Prefeitura de Praia Grande tem feito, utilizando a água da chuva para diversos usos, como por exemplo, na limpeza de ruas, feiras-livres e irrigação de praças e jardins públicos, gerando economia tanto financeiramente quanto ambientalmente”, afirmou Marine Laurentino, suplente da presidência do CONDEMA.

 

Durante o encontro, Mariane disse também que, ainda em comemoração ao Dia da Água, equipe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) visitou a Estação de Tratamento de Água da Sabesp, o que também conta e pontua no Programa Município Verde Azul (PMVA), pois é uma das tratativas do PMVA.

 

Desde 2009, em Praia Grande, praticamente toda a água utilizada no serviço de limpeza e manutenção urbana é de reuso, captada pelo sistema de cisternas da Sesurb. No total, são cerca de 600 m² de estrutura para captação da chuva através de calhas. Atualmente, somando todos os equipamentos existentes, a capacidade total é de aproximadamente 300 mil litros (equivalente a 25 caminhões pipas) e a previsão é que nos próximos meses a Sesurb amplie o sistema, com a instalação de novas caixas d’água, acrescentando à capacidade mais 240 mil litros. A ação vai ao encontro do Dia Mundial da Água (celebrado no dia 22 de março), que, entre outras ações, visa incentivar atividades de uso sustentável deste recurso natural.

 

As cisternas de Praia Grande ficam na sede da Regional de Trabalho da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Bairro Antártica; Viveiro Municipal, Bairro Tupi, e no Orquidário Municipal, Bairro Sítio do Campo.
A água recolhida é utilizada para limpeza de locais públicos como ruas, áreas de feiras-livres, feiras de artesanato, viadutos, manutenções na rede de drenagem da Cidade e na limpeza de ferramentas e equipamentos de trabalho.

 

As reuniões do CONDEMA são abertas ao público, ocorrem toda última quarta-feira de cada mês, às 15h, e devido à pandemia, estão ocorrendo de forma online. Os interessados em participar podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para que seja encaminhado o link para a próxima reunião.

 

Fazem parte do CONDEMA as secretarias municipais: SEMA, GP, SEASP, SEDUC, SEHAB, SEPLAN, SESURB e SEURB. E as instituições representando a Sociedade Civil Organizada: Associação Assistencial Cidade da Criança, Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande, Instituto Biopesca, OAB Praia Grande, Coopersol, 2º GAAAE – Fortaleza de Itaipú e Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS.

 

 

FONTE: Prefeitura de Praia Grande
FOTO: Jairo Marques

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

04 de abril de 2022

A partir de setembro, reservas online serão obrigatórias para uso dos quiosques do Portinho

Leia mais

04 de abril de 2022

Queda nos índices criminais é mantida pelo segundo mês consecutivo

Leia mais

04 de abril de 2022

Tráfego na Ponte Pênsil está alterado

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.