Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

28 de novembro de 2018

ReViver PositHIVamente

Cubatão realiza palestra e ações educativas de combate a Aids

Pedágio informativo e teste nas unidades estão entre as ações

Em celebração ao 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde de Cubatão programou uma série de atividades que tem início nesta quinta-feira (29/11), com uma palestra voltada para profissionais da área de Saúde.

Com o título “ReViver PositHIVamente”, a palestra acontece às 14h30, no auditório da Câmara Municipal de Cubatão, no Paço Municipal, com a diretora de Planejamento do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS de São Paulo, Vilma Cervantes. Entre outros temas, ela falará sobre o panorama atual da AIDS no mundo, prevenção, profilaxia, metas de redução e tratamento, e busca de alternativas para avançar na luta contra o HIV.

Na sexta-feira (30) a Secretaria de Saúde realiza das 13 às 17 horas pedágios na Avenida Nove de Abril e na Esplanada do Paço Municipal, com distribuição de preservativos masculinos, femininos e material educativo. O objetivo do pedágio é conscientizar a população, bem como estimular o diagnóstico precoce do HIV através da realização da testagem, além de quebrar o estigma da doença na sociedade.

Além da distribuição de preservativos e folhetos, os agentes farão orientação e encaminhamentos para realização dos testes ao público em geral. A previsão da secretaria é distribuir material educativo e cerca de 60 mil preservativos durante o mês de dezembro nas unidades de Saúde do município e em outros serviços dos diversos setores da administração pública.

De 3 a 7 de dezembro, na próxima semana, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará testes rápidos de HIV e sífilis junto com as unidades de saúde da Cota 200, Cota 95, Mário Covas, Morro do Índio, Vila São José, Vila dos Pescadores, Jardim Casqueiro, Jardim Nova Republica e Jardim Caraguatá, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Casqueiro. O teste é seguro, gratuito e o resultado é sigiloso.

Combate ao HIV

Em Cubatão, a testagem rápida de HIV e sífilis está disponível no CTA durante todo o ano, com intensificação das atividades na Campanha Fique Sabendo. Vale citar que os exames são seguros, sigilosos, não necessitam de jejum e podem ser realizados a partir dos 12 anos de idade.

Os pacientes com diagnósticos reagentes para HIV são tratados no ambulatório do Serviço de Atendimento a Doenças Transmissíveis (SADT) por equipe multidisciplinar. Atualmente, 551 pacientes fazem uso de Terapia com Anti Retrovirais no município.

O CTA e o Ambulatório do SADT ficam na Rua D. Pedro I, nº 104, Vila Nova. Telefones: 3362-6919 e 3362-6900.
Atendendo aos pré-requisitos da Rede Cegonha, os testes também são realizados durante o pré-natal, nas unidades de Saúde, em gestantes e seus parceiros, bem como no Hospital Municipal no momento do parto.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de novembro de 2018

Poupatempo alerta: agendamento para atendimento presencial é pessoal e gratuito

Leia mais

28 de novembro de 2018

Serviços de conservação no SAI continuam na próxima semana

Leia mais

28 de novembro de 2018

Civil liberta homem de cativeiro no litoral

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.