28 de novembro de 2018
ReViver PositHIVamente
Cubatão realiza palestra e ações educativas de combate a Aids
Pedágio informativo e teste nas unidades estão entre as ações
Em celebração ao 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde de Cubatão programou uma série de atividades que tem início nesta quinta-feira (29/11), com uma palestra voltada para profissionais da área de Saúde.
Com o título “ReViver PositHIVamente”, a palestra acontece às 14h30, no auditório da Câmara Municipal de Cubatão, no Paço Municipal, com a diretora de Planejamento do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS de São Paulo, Vilma Cervantes. Entre outros temas, ela falará sobre o panorama atual da AIDS no mundo, prevenção, profilaxia, metas de redução e tratamento, e busca de alternativas para avançar na luta contra o HIV.
Na sexta-feira (30) a Secretaria de Saúde realiza das 13 às 17 horas pedágios na Avenida Nove de Abril e na Esplanada do Paço Municipal, com distribuição de preservativos masculinos, femininos e material educativo. O objetivo do pedágio é conscientizar a população, bem como estimular o diagnóstico precoce do HIV através da realização da testagem, além de quebrar o estigma da doença na sociedade.
Além da distribuição de preservativos e folhetos, os agentes farão orientação e encaminhamentos para realização dos testes ao público em geral. A previsão da secretaria é distribuir material educativo e cerca de 60 mil preservativos durante o mês de dezembro nas unidades de Saúde do município e em outros serviços dos diversos setores da administração pública.
De 3 a 7 de dezembro, na próxima semana, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará testes rápidos de HIV e sífilis junto com as unidades de saúde da Cota 200, Cota 95, Mário Covas, Morro do Índio, Vila São José, Vila dos Pescadores, Jardim Casqueiro, Jardim Nova Republica e Jardim Caraguatá, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Casqueiro. O teste é seguro, gratuito e o resultado é sigiloso.
Combate ao HIV
Em Cubatão, a testagem rápida de HIV e sífilis está disponível no CTA durante todo o ano, com intensificação das atividades na Campanha Fique Sabendo. Vale citar que os exames são seguros, sigilosos, não necessitam de jejum e podem ser realizados a partir dos 12 anos de idade.
Os pacientes com diagnósticos reagentes para HIV são tratados no ambulatório do Serviço de Atendimento a Doenças Transmissíveis (SADT) por equipe multidisciplinar. Atualmente, 551 pacientes fazem uso de Terapia com Anti Retrovirais no município.
O CTA e o Ambulatório do SADT ficam na Rua D. Pedro I, nº 104, Vila Nova. Telefones: 3362-6919 e 3362-6900.
Atendendo aos pré-requisitos da Rede Cegonha, os testes também são realizados durante o pré-natal, nas unidades de Saúde, em gestantes e seus parceiros, bem como no Hospital Municipal no momento do parto.