Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

16 de abril de 2025

Rua do Centro Histórico de Santos passa a homenagear quilombola e trabalhador portuário

 | Jornal Acontece
Quem passar pela região atrás do Museu Pelé, no Valongo (Centro Histórico de Santos), poderá notar uma simbólica diferença. Já pode ser vista a placa marcando o novo nome da Travessa Anísio José da Costa, angolano, quilombola e trabalhador do Porto de Santos, que faleceu em 1940, aos110 anos. 
 
 
No domingo (13), munícipes e autoridades testemunharam a troca da placa da via, que antes levava o nome de Comendador Netto.
 
 
Conhecido à época como macróbio, devido a sua longevidade e vitalidade, Anísio era oriundo da Angola e foi trabalhador do Porto de Santos como ensacador até os 108 anos, tornando-se um símbolo pela sua força. Ainda cativo, fugiu para o Quilombo do Jabaquara, ficando até o fim da escravidão. Aos 90, constituiu uma nova família, tendo sete filhos nos últimos 16 anos da sua vida. Um deles, exemplo de resistência, Helena, ou tia Lena, como é carinhosamente chamada, herdou de seu pai a vontade de viver, sendo até hoje frequentadora de atividades da Vila Criativa do Campo Grande.
 
 
 
A idosa, moradora do Embaré, completou 100 anos no último mês de março. Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem à longevidade de Helena e a sua família. Houve, ainda, participação dos escritores da Quilombagem Literária e encerramento com a Velha Guarda da escola de samba X-9, campeã do Carnaval de Santos de 2025.
 
 
A mudança consta na lei 4.543, sancionada no ano passado pelo prefeito Rogério Santos, com base no projeto de lei da vereadora Débora Camilo. A iniciativa recebeu apoio da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial e Étnica (Copire) e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR), ambos ligados à Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), além do projeto Quilombagem e escola: da memória à história pública e do Comitê Chaguinhas.
 
 
 
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os outros artigos dos ODS https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

16 de abril de 2025

Concursos públicos na área de saúde recebem inscrições até segunda-feira

Leia mais

16 de abril de 2025

Feira de Profissões envolve centenas de alunos de Santos com oficinas, palestras e visitas

Leia mais

16 de abril de 2025

Casa das Culturas tem inscrições abertas para curso de narração de histórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.