Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

15 de outubro de 2021

Sábado será Dia D do Outubro Rosa e Dia V da Multivacinação em Santos

 | Jornal Acontece
O próximo sábado (16) será um grande dia da saúde em Santos: as unidades estarão abertas para as atividades do Dia D do Outubro Rosa, de conscientização para a detecção precoce dos cânceres ginecológicos, e também para o Dia V da Campanha de Multivacinação, para a atualização das carteirinhas vacinais de crianças e adolescentes.
 
 
As policlínicas estarão abertas (exceto Areia Branca, Alemoa e Porto), das 8h30 às 16h30, para coleta de Papanicolau, exame das mamas, solicitação de mamografia, ações de promoção à saúde com atividades físicas, palestras e atendimentos de beleza e autoestima. No mesmo período, também serão oferecidos todos os imunizantes para atualização da carteira vacinal das crianças e adolescentes.
 
 
As vacinas oferecidas são a BCG, hepatite A, poliomielite (inativada e atenuada), rotavírus humano, difteria, tétano, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, pneumo 10 valente, pentavalente (DTP+Hib+Hb), meningocócica, meningo ACWY e varicela.
 
 

MOBILIZAÇÃO

 
“Será um dia de mobilização em favor do bem-estar e da saúde. Convidamos as famílias a procurarem as unidades para que todos sejam beneficiados, mulheres, crianças e adolescentes. A detecção precoce dos cânceres ginecológicos aumenta a possibilidade de cura. Já as vacinas são as melhores formas de prevenção a doenças: a redução de casos e óbitos por covid-19 após a vacinação em massa é a maior prova disso”, destaca o secretário de Saúde em exercício, Denis Valejo.
 
 
Conforme o Documento Técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado, para a atualização da vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos com vacinas inativadas do Calendário de Vacinação não é preciso aguardar os 14 dias do intervalo da vacina contra a covid-19 (Pfizer). As gestantes adolescentes não poderão tomar a vacina HPV, porque não há estudos conclusivos, até o momento, sobre o uso desse imunizante em grávidas.
 
 

MAIS OUTUBRO ROSA

 
O Instituto da Mulher e Gestante (Av. Conselheiro Nébias, 453 – Encruzilhada) também tem programação para este sábado. Das 7 às 9h30, haverá um mutirão de consultas de mastologia para pacientes com encaminhamento e previamente agendadas.
 
 
Será ainda inaugurado, às 10h, um mural grafitado pelo artista Catts, alusivo à Campanha Outubro Rosa e oferecido gratuitamente pelo artista à Cidade.
 
 
Na sequência, pacientes do Instituto da Mulher que estão com suspeita ou em tratamento de câncer de mama participam de palestras e roda de conversa. O mastologista Marco Antônio Dugatto dará orientações sobre os aspectos que devem ser observados durante o tratamento da doença, os cuidados com alimentação e esclarecimento de dúvidas.
 
 
A assistente social Lygia Santiago Santana e a psicologa Érika Perina Motoyama promovem roda de conversa sobre outras implicações do câncer de mama. Haverá palestra sobre sangramento uterino anormal.
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de outubro de 2021

Homem-Aranha descerá 33 metros de prédio do Cine Roxy

Leia mais

15 de outubro de 2021

Centro Histórico recebe primeiros arremessos de basquete 3x3; competição começa sexta

Leia mais

15 de outubro de 2021

Cidade recebe eventos de Arquitetura e Design a partir de segunda

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.