Santos participou da 19ª edição da Jornada de Administração Pública (Jornap) na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, durante mesa de debate “Caminhos para o Alinhamento da Gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, realizada na última quarta-feira (4), como parte da programação oficial do evento que durou de terça (3) a quinta-feira (5).
Representando o município, o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/GPM), Fábio Tatsubô, participou do debate, que tambem reuniu a analista em ESG Lívia Medina e o diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Cláudio Paiva, para discutir como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser aplicados de forma estratégica e eficaz tanto no setor público quanto no privado. A proposta do encontro foi abordar a urgência de ações concretas frente às mudanças climáticas e apresentar modelos de gestão comprometidos com a equidade, a inclusão social e a sustentabilidade.
Durante sua fala, Tatsubô apresentou as práticas adotadas pela Prefeitura de Santos para integrar os ODS à gestão municipal. Com base em dados, indicadores e uma abordagem intersetorial, ele mostrou como a cidade tem conseguido implementar políticas públicas direcionadas e utilizado a educação como elemento central na transformação social e na promoção da cidadania ativa.
A participação de Santos foi fruto de uma relação construída desde a visita técnica realizada em março deste ano por estudantes do curso de Administração Pública da Unesp à cidade. A delegação foi recebida pelo Depods e pôde conhecer de perto iniciativas como as Ecofábricas Criativas, os programas Jovens Embaixadores do Clima e a gestão integrada de espaços como o Parque dos Mangues e a Praça Verde.
A professora Ana Cláudia Terence, docente do curso e tutora do grupo PET Administração Pública, destacou a relevância da presença da cidade no evento. “O grupo ficou encantado com a gestão municipal em Santos, com os projetos que eles puderam visitar. Já a participação no evento mostrou aos alunos que é possível transformar a realidade por meio de um planejamento estruturado, com base em evidências, e com forte articulação entre poder público, universidade e sociedade civil. O modelo de gestão pública apresentado por Santos é uma referência. Foi motivador”.
Os impactos da palestra puderam ser percebidos nos depoimentos dos participantes. O estudante Gustavo Bispo, de 20 anos, ressaltou a importância do uso de dados e métricas na aplicação dos ODS. “A mesa mostrou como os dados são usados para planejar e monitorar as ações da prefeitura. Isso me influenciou diretamente na forma como penso políticas públicas: elas precisam ser planejadas a longo prazo e direcionadas para quem mais precisa”.
Já o vereador Matheus Ribaldo, da cidade de Porto Ferreira, aproveitou o debate para colher ideias e ressaltou o poder de replicabilidade das ações, especialmente as de mitigação dos impactos das mudanças climáticas. “Pude aproveitar para entender as ações e tentarei implantá-las em minha cidade por meio de projetos de lei a serem apresentados na Câmara Municipal. A mesa foi ótima para debater a importância de os planejamentos internos das cidades estarem relacionados com os ODS”.
A aluna Camila Moratelli, de 24 anos, disse que aperfeiçoou seu entendimento de que um objetivo atingido pode ajudar a solucionar outro e, dessa forma, proporcionar qualidade de vida à população. “Ver como os ODS se conectam e são aplicados de maneira prática me fez querer agir, sair da teoria e transformar a realidade das comunidades. O exemplo de Santos nos faz querer fazer mais pela comunidade e levar não só a conscientização de pequenos hábitos, mas também a execução de movimentos que transformam e geram impactos”.
JORNADA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Jornap é organizada desde 2006 pelo grupo PET de Administração Pública da Unesp de Araraquara e tem se consolidado como um espaço de debate e troca de experiências entre acadêmicos, pesquisadores, gestores e estudantes. A edição deste ano teve como tema “Clima em pauta, futuro em ações”, alinhando-se ao espírito da Agenda 2030 e à necessidade de soluções inovadoras para os desafios socioambientais contemporâneos.
A comissão organizadora da Jornap é composta por pesquisadores, docentes, pós-graduandos, graduandos, gestores de instituições públicas e demais interessados, que podem submeter artigos completos, resumos expandidos, projetos de pesquisa ou trabalhos de extensão para apresentação em sessões de comunicação oral e publicação.
O evento reúne acadêmicos, profissionais e estudantes, criando um ambiente propício para discussões aprofundadas e a troca de experiências, enriquecendo a formação dos participantes e contribuindo para a construção de conhecimento na área.
Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS
Fonte: PMS