TOQUES DE ARTE
Do colorido da fachada ao interior do prédio a arte se faz presente. O muro do equipamento, de 180m², ganhou grafite do artista Carlos Silva (Catts), do projeto Arte na Rua, que pintou elementos da fauna e da flora; as janelas foram enfeitadas pelo crochê da artista Dani Serpa; o interior do espaço conta com peças criadas pelo próprio coordenador da unidade, que também é artista plástico. Cerca de 90% do mobiliário é formado por móveis descartados que foram revitalizados. “Nosso foco é a sustentabilidade”, completou Camargo.
CURSOS
Na primeira fase da Ecofábrica, o local promoverá cursos de carpintaria, marcenaria, arte e construção civil. As inscrições estarão abertas a partir de 12 de setembro. Serão 40 vagas ao todo, 10 para cada modalidade. Para participar, basta ter mais de 15 anos de idade e morar em Santos. A inscrição será feita na sede da Ecofábrica e os interessados devem levar documento com foto e comprovante de residência.
“A intenção é que sejam dez alunos por turma, porque como é um curso muito completo, em que vão aprender o serviço desde os mínimos detalhes, é preciso estar junto, dando essa atenção individual a cada um”, explicou Camargo.
ECONOMIA CIRCULAR
A ideia da Ecofábrica é reaproveitar materiais, reduzir o desperdício e capacitar servidores e munícipes, dentro da Economia Circular e Criativa. Trata-se de um conceito que visa, entre outros aspectos, aprofundar ações voltadas ao reaproveitamento de matérias-primas, reduzindo o desperdício por meio da educação ambiental.