29 de julho de 2022
Santos Jazz Festival abre 10ª edição e segue com atrações no Centro Histórico até domingo
A polirritmia percussiva do Coletivo Querô e as vozes irretocáveis de Izzy Gordon e Ana Cañas abriram a programação do 10º Santos Jazz Festival, no Teatro do Sesc (Aparecida), na noite de quinta-feira (28). Retornando ao modo presencial, após o período restritivo da pandemia, o clima da abertura do evento era de reencontro.
Querô abriu o evento no palco no Sesc
“São dez anos de uma parceria. A gente se orgulha muito em ver este teatro lotado, as ruas do Centro repletas de gente. Nos orgulhamos também de todos os nomes que passaram pelos palcos do festival nesta década. Temos como propósito a democratização do acesso à cultura, porque acreditamos que é através dela que conseguiremos mudar uma cidade, um país”, disse Jamir Lopes, que assina a realização junto com Denise Covas.
Representando a Prefeitura, correalizadora do Santos Jazz, o secretário de Cultura, Rafael Leal falou sobre a relação entre promoção cultural e combate a desigualdades. “Temos que compreender que a maior arma para combater a desigualdade social é a cultura. Agradecemos ao Santos Jazz Festival não só pelos artistas que o festival trouxe para cá, mas por toda a pluralidade que oferece através da difusão cultural”.
Organizadores ressaltaram papel social da cultura
Marcando também a abertura, os realizadores do Santos Jazz Festival receberam o troféu ‘Bahia – Moraes Moreira Eterno’, concedido pelo presidente do Arte no Dique, José Virgílio, a parceiros e amigos da instituição.
Logo após a homenagem, Izzy Gordon e Banda levaram o público a uma viagem musical pelo seu novo álbum, ‘O dia depois do fim do mundo’, tido como um tratado de música negra que mescla samba-jazz, blues e bossas, e um manifesto de esperança repleto de histórias de libertação.
Ana Cañas interpretou ‘Como nossos pais’
Com mais de 30 anos de carreira, a cantora paulistana abriu o show com a canção que dá nome ao álbum. Na sequência, a cantora Ana Cañas fez público mergulhar em uma versão de ‘Como os nossos pais’, de Belchior. Com o retorno de Izzy ao palco, juntas elas cantaram ‘Summertime’, eternizada nas vozes de divas como Ella Fitzgerald e Nina Simone.
ATRAÇÕES
A partir desta sexta (29) o Santos Jazz Festival leva sua programação ao Centro Histórico de Santos, mais precisamente nos Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3, Valongo), até domingo (31), mesclando grupos, bandas e artistas regionais e nacionais e as diversas expressões do jazz.
As atrações incluem nomes como Samblues – João Suplicy & Banda, Dj Mamuth, Dj Afreekassia, Kika Willcox e Banda, Wylmar Santos e Banda, Escola de Música Blackbird, Conde Favela Sexteto, Mental Abstrato e Lou Piensa, Jefferson Gonçalves & Duo Bittencourt, Filhos da Bahia in Jazz e Tulipa Ruiz com a Banda Pipoco das Galáxias.
O evento também presta tributos a grandes artistas da música como Elis Regina (com Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão e Rafaella Laranja), Elza Soares (Quizumba Latina e Gab Veneziani), Tânia Maria (Anette Franco & Banda), Miles Davis (Eletric Miles), Carlos Santana (Francisco, El Hombre) e Jimi Hendrix (Mauro Hector), além de oficinas musicais, sessões musicais infantis com Zero Beto e intervenções dos artistas plásticos Fixxa e Colante.
O 10º Santos Jazz Festival conta com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Santos Port Authority. Correalização da Prefeitura de Santos e apoio cultural do Sesc-Santos e Associação dos Artistas.
Confira datas e horários dos shows, assim como outras informações, no site, Facebook, Instagram e YouTube do evento.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (29)
Arcos do Valongo
18h: VDJ Santos Jazz
19h: Elza Eterna! – Quizumba Latina & Gab Veneziani
20h30: Eletric Miles Sexteto – tributo a Miles Davis
22h: Samblues – João Suplicy & Banda
23h30: Francisco, El Hombre, em tributo a Carlos Santana
Sábado (30)
Arcos do Valongo
13h: VDJ Santos Jazz
14h: JAM Escola de Música Blackbird – Alunos e Professores
15h30: Kika Willcox & Banda – Jazz & Soul
17h: Wylmar Santos & Banda – Show ‘AfroLatino’
18h30: Conde Favela Sexteto
20h: Parabéns, Tânia! – Projeto Tânia Maria
22h: Mental Abstrato & Lou Piensa (França) – Jazz& Hip-hop
23h30: Tulipa Ruiz & Banda Pipoco das Galáxias
1h: Baile Afrika Jazz – Dj Mamuth convida DJ Afree Kassia – parceria com o produtor Orlando Rodrigues do Movimento Hip Hop de Santos
Domingo (31)
Arcos do Valongo
13h: VDJ Santos Jazz
14h30: Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão & Rafaella Laranja – Show “Elis”
16h: Mauro Hector toca Hendrix
17h30: Jefferson Gonçalves & Duo Bittencourt
19h: Filhos da Bahia in Jazz, com os filhos dos cantores Saulo Fernandes (João Lucas), Reinaldinho do Terra Samba (Zaia) e Carlinhos Brown (Miguel Freitas)
Oficina-show para Crianças
Oficinas
Sexta-feira (29)
15h: Instituto Arte no Dique – Zona Noroeste ‘O Homem Sonoro’ – Zero Beto (Arte Educador)
Oficinas Teatro Guarany – (Músicos e Estudantes)*
Domingo (31)
13h30: Oficina de Harmonia e Improvisação – Luciano Bittencourt (para guitarristas, baixistas e violonistas)
14h30: Oficina de Gaita – Jefferson Gonçalves
*Obs: Inscrições para as oficinas no site do evento. Todos os shows e oficinas do festival gratuitos e livres para todos os públicos.