Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

14 de junho de 2022

Santos lança tour virtual, mascote, passeio para estudantes e rota sobre José Bonifácio

 | Jornal Acontece

A Cidade de Santos lançou, na manhã desta terça-feira (14), um conjunto de atrações pelos 259 anos do nascimento do santista José Bonifácio de Andrada e Silva e alusivas ao Bicentenário da Independência.

 

As atrações são um tour virtual pelo palácio que leva o nome do Patriarca da Independência, o início de visitas monitoradas semanais para estudantes, a ‘Rota José Bonifácio’, que já está inscrições abertas, e uma mascote virtual do homenageado.

 

Fachado do Paço Municipal no tour virtual

 

O tour virtual, que alia história e futuro, já pode ser feito pela internet por santistas e pessoas de todas as partes do mundo. Os encantos e detalhes do Palácio José Bonifácio, edifício-sede da Prefeitura no Centro Histórico, estão acessíveis, com imagens em 360 graus, no Santos Portal.

 

O lançamento foi realizado pela vice-prefeita, Renata Bravo, em solenidade na Sala Princesa Isabel, que faz parte do roteiro on-line.

 

“É de extrema relevância o resgate da história de Santos. Nossa cidade construiu um importante capítulo do Brasil e o tour virtual pelo Paço comprova tamanha grandiosidade”, disse a vice-prefeita, ressaltando ainda a importância do ‘filho ilustre’ de Santos para a separação de Brasil de Portugal, o que lhe rendeu reconhecimento internacional e o título de Patrono da Independência. 

 

“O santista José Bonifácio foi um homem visionário, contribuindo muito para o desenvolvimento do País. Tanto que, 200 anos depois, suas falas e pensamentos permanecem relevantes”, concluiu Renata.

 

Também integram o tour virtual o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio e o Gabinete do Prefeito, o terraço com vista para o Porto e Região Central, entre outros ambientes que reúnem beleza arquitetônica e curiosidades. Entre elas, um cofre original da época de inauguração do prédio (janeiro de 1939) e a avançada estrutura do Centro de Controle Operacional (CCO), localizados no embasamento (espécie de subsolo).

 

O Centro de Controle Operacional (CCO), em imagem virtual

 

“Com o passeio virtual, as pessoas terão oportunidade de conhecer onde é feito o monitoramento da Cidade, trabalho que tem auxílio de câmeras, recursos tecnológicos e integração de órgãos públicos e forças de segurança”, destaca o secretário municipal de Planejamento e Inovação (Seplan), Fábio Ferraz, também presente ao lançamento, junto com a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, e a secretária-adjunta de Educação, Maria Helena Marques.

 

O Centro de Controle Operacional (CCO), em imagem virtual

 

“Com o passeio virtual, as pessoas terão oportunidade de conhecer onde é feito o monitoramento da Cidade, trabalho que tem auxílio de câmeras, recursos tecnológicos e integração de órgãos públicos e forças de segurança”, destaca o secretário municipal de Planejamento e Inovação (Seplan), Fábio Ferraz, também presente ao lançamento, junto com a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, e a secretária-adjunta de Educação, Maria Helena Marques.

 

Tour também oferece visita das próximidades do Paço

 

EMPOLGAÇÃO
O lançamento do tour contou com a presença de alunos do 5º ano da escola municipal José Bonifácio. Acompanhados por uma guia, os pequenos conheceram a história e os ambientes do prédio-sede da Prefeitura de Santos.

 

Alex Estelles, 11 anos, estava visivelmente empolgado e disse que a exposição sobre o Patrono da Independência foi a parte mais interessante. “Gostei de conhecer ainda mais a história do José Bonifácio. A defesa que ele fez do meio ambiente foi muito bonita e todos deveriam conhecer”, recomendou.

 

Já Manuela da Silva, nove, se encantou pelas cores e traços da Sala Princesa Isabel. “É um lugar bonito demais. Eu adorei a pintura do retrato da princesa. Gostei do passeio e agora vou trazer minha família também”, disse a aluna.

 

A professora Ana Mondadori Casado, que acompanhou nove alunos durante a visita, ressaltou o orgulho da turma por ‘carregar’ o nome de José Bonifácio. “Eles estão estudando o tema há mais de um mês e sempre falaram do orgulho de estudar em uma escola com o nome do Patrono. Todos estavam empolgados e ansiosos por esse dia especial”, revelou a professora.

 

REALIDADE AUMENTADA
Outra atração pelas comemorações do Patrono da Independência é a mascote ‘O Bonifácio’, desenvolvida em realidade aumentada – tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à visão da realidade. Os interessados poderão tirar fotos com o personagem pelo celular e outros dispositivos móveis durante as visitas ao Paço Municipal ou em outros pontos da Cidade.

 

O acesso pode ser feito aqui ou pelo QRCode que ficará disponível nas dependências do prédio e que também será divulgado pelas redes sociais da Prefeitura. O tour e a mascote virtual são uma iniciativa da Seplan com a realização da empresa Criando Valor Tecnologia & Inovação.

 

O Mascote ‘O Bonifácio’ em realidade aumentada

 

Visitas monitoradas a estudantes e rota turística
Outra novidade anunciada é que, todas as terças-feiras, o Palácio José Bonifácio fará parte de passeios dos estudantes da rede municipal de ensino. As visitas monitoradas serão voltadas para alunos das escolas de tempo integral e dos núcleos de jornada ampliada (fundamental 1 e 2), seguindo cronograma da Secretaria de Educação (Seduc), e também para escolas particulares mediante agendamento pelo e-mail [email protected].

 

Já no feriado prolongado, entre os dias 16 e 19 de junho, o walking tour (passeio a pé) ‘Rota José Bonifácio’ será promovido pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e percorrerá as construções preservadas relativas à história de José Bonifácio, entre elas a casa onde ele viveu. Os interessados devem se inscrever no portal do Turismo Santos.

 

Os grupos, de até 15 pessoas, serão acompanhados por guia de turismo. As saídas ocorrem às 14h30 da Estação do Valongo e, no trajeto, estarão as ruas do Comércio, José Ricardo e XV de Novembro, Pantheon dos Andradas, Conjunto do Carmo e o Palácio José Bonifácio, onde o grupo visitará a exposição que retrata a vida do santista.

 

 

Foto:PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

14 de junho de 2022

Alunos do Colégio ABC vivenciam experiência científica no píer do Casqueiro

Leia mais

14 de junho de 2022

Enem 2025: provas em novembro reúnem mais de 4,8 milhões de inscritos

Leia mais

14 de junho de 2022

Caminhada Cívica celebra Semana da Pátria e inauguração da AMEI Duque de Caxias em São Vicente

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.