Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

15 de abril de 2024

Santos passa a aplicar uma dose de vacina contra o HPV a partir desta terça

 | Jornal Acontece
Seguindo a nota técnica nº 41/2024, do Ministério da Saúde, e posterior recomendação do Programa de Imunização do Estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde de Santos passa a adotar, a partir desta terça-feira (16), o esquema de oferecer apenas uma dose de vacina contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
 
 
 
Também será iniciada a estratégia de resgate dos adolescentes até 19 anos que não têm nenhuma dose da vacina para que garantam a sua proteção. Anteriormente, o esquema era considerado completo apenas após a segunda dose, que era oferecida seis meses após a primeira.
 
 
 
A estratégia de dose única não vale para quem é imunossuprimido ou foi vítima de violência sexual. Para estes, o esquema vacinal é mais longo. As vítimas de violência sexual ou imunossuprimidos de 9 a 14 anos tomam duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas; já este público na faixa etária de 15 a 45 anos toma três doses, a segunda após 2 meses da primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira aplicação.
 
 
 
Pessoas de 9 a 45 anos consideradas em condições especiais (convivem com HIV/Aids, transplantados ou com câncer) devem tomar 3 doses da vacina contra o HPV, a segunda após 2 meses da primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira aplicação.
 
 
 
A partir de agora, pessoas com papilomatose respiratória recorrente também são contempladas. Devem ser vacinados, mediante apresentação de prescrição médica, a partir de 1 ano de idade, num esquema de 3 doses, a segunda após 2 meses da primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira aplicação.
 
 
 
ONDE IR
A vacina contra o HPV continua disponível nas policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas às sextas-feiras nos canais de comunicação da Prefeitura de Santos.
É necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência de Santos e carteira de vacinação. Os imunossuprimidos e pacientes em condições especiais devem apresentar laudo médico. As pessoas com papilomatose respiratória recorrente devem apresentar prescrição médica. As vítimas de violência sexual são encaminhadas pelo serviço que realizou o primeiro atendimento médico.
 
 
 
JUSTIFICATIVA
A decisão do Ministério da Saúde em reduzir o esquema vacinal das crianças e jovens saudáveis se baseia em evidências apresentadas em estudos científicos realizados nos últimos 10 anos de que uma dose de vacina contra o HPV pode fornecer proteção igual a duas ou três doses, a depender da idade.
 
 
 
Tais resultados, somados às dificuldades enfrentadas por muitos países na incorporação da vacinação contra o HPV, motivou a Organização Mundial da Saúde em 2022 e a Organização Pan-Americana da Saúde em 2023, após minuciosa análise dos seus comitês técnico-científicos, o posicionamento favorável à adoção de um esquema vacinal de dose única da vacina HPV para os jovens.
 
 
 
SUCESSO SANTISTA
Em 2023, Santos alcançou um patamar inédito de cobertura vacinal contra o HPV, de 98,35% – acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.
 
 
 
O resultado foi possível graças à adoção de várias estratégias para ampliar o acesso ao imunizante, como a aplicação das doses nas escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação; visita dos técnicos da Vigilância Epidemiológica às salas de vacina das policlínicas; oficinas e capacitações voltadas às atividades de vacinação de alta qualidade, em que são adotadas estratégias de vacinação considerando as características de cada local.
 
 
 
Em 2024, a imunização contra o HPV continua a obter bons resultados. Até março, 118% do total estimado para completar o esquema vacinal até o 3º mês do ano já havia retornado para a segunda dose – considerando o esquema então vigente.
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 de abril de 2024

Paciente relata espera por cirurgia e complicações causadas por endometriose

Leia mais

15 de abril de 2024

Unipar realiza Dia de Ação Social com serviços gratuitos em Cubatão neste sábado (9)

Leia mais

15 de abril de 2024

Mutirão de eletrocardiogramas terá mais vagas neste fim de semana na Zona Noroeste

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.