Em 2024 serão comemorados na Cidade os 200 anos da imigração alemã e da presença luterana no Brasil. A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) estará envolvida na celebração da data junto com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Nesta segunda-feira (dia 30), representantes das duas instituições se reuniram na sede da Fams, no Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico, para dar início às tratativas sobre essa data comemorativa.
Entre as ideias está a realização de uma exposição itinerante para contar essa história de 200 anos, a promoção de uma festa alemã e a reforma da Praça Martinho Lutero, no Gonzaga. Martinho Lutero (1483-1546) é o líder da Igreja Luterana.
Segundo Felipi Schutz Bennert, pastor da IECLB, a história dos alemães e da Igreja Luterana em Santos tem mais de 117 anos. “Na Praça dos Andradas havia a Escola Deutsche Schulle, a Escola Alemã, onde ocorriam reuniões e atividades culturais tanto do povo alemão quanto da igreja. Nos nossos arquivos, temos fotos desta escola e de eventos no seu entorno”.
Em 1906, ocorre a fundação da Igreja da Confissão Luterana na Cidade e, em 1935, é construído o templo que permanece até hoje na Avenida Francisco Glicério, 626, no José Menino.
No Brasil, os primeiros imigrantes alemães começaram a se estabelecer em 1824, nas regiões sudeste e sul do País, como parte de um programa de desenvolvimento da agricultura e ocupação da região sul. Nesta última, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, foi fundada a primeira colônia alemã no País.
CULTURA
Para o presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Luiz Dias Guimarães, a data será uma grande oportunidade para os santistas conhecerem melhor a cultura alemã. “Essa comemoração só comprova a diversidade cultural da nossa cidade, formada por tantos povos e histórias”.
Também participaram da reunião Rosa Gil Marsal, presidente da Igreja, Kathrin Grund, coordenadora da Missão aos Marinheiros, Daniel Deggan, missionário em treinamento, e Wânia Seixas, diretora-técnica da Fundação Arquivo e Memória de Santos.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.
Fonte: PMS