11 de julho de 2025
Santos recebe capacitação voltada à inclusão e ao desenvolvimento do esporte paralímpico

O município de Santos está sediando, ao longo desta semana, uma capacitação voltada à inclusão e ao fortalecimento do esporte paralímpico. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa do Governo do Estado que busca qualificar profissionais da área esportiva com foco na inclusão por meio do esporte.
Cerca de 200 participantes estão envolvidos na programação, que acontece na Universidade Santa Cecília (Unisanta) até sexta-feira (11). O público é formado por professores das Vilas Criativas e das secretarias municipais de Esportes (Semes) e Educação (Seduc), além de estudantes do último ano de Educação Física.
A mobilização em Santos foi articulada pelo professor de capoeira e coordenador pedagógico das Vilas Criativas, Márcio Santos, conhecido como Mestre Márcio. Ele destacou o caráter intersetorial da capacitação, que reúne diversas áreas da gestão pública.
“É fundamental para o esporte promover conteúdos como esse, que facilitam o processo de inclusão e ampliam o conhecimento dos profissionais sobre modalidades paralímpicas”, afirmou.
Sobre o projeto
Lançado em 2021, o Programa de Desenvolvimento Paralímpico já percorreu mais de 80 municípios paulistas, capacitando mais de 12 mil pessoas com conteúdos técnicos, teóricos e práticos sobre o esporte adaptado.
Em Santos, os participantes têm a oportunidade de escolher entre diversas modalidades paralímpicas, como atletismo, halterofilismo, futebol de cegos, goalball, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e natação. As atividades incluem fundamentos básicos, conceitos e adaptações pedagógicas que permitem a aplicação prática do conteúdo nas aulas e projetos esportivos.
Foto: Divulgação/ PMS