Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

07 de julho de 2022

Santos será sede de evento mundial da Unesco sobre economia criativa neste mês

 | Jornal Acontece

Conferência, que pela primeira vez será realizada na América Latina, reunirá prefeitos, pontos focais e representantes dos cinco continentes na cidade do litoral de São Paulo.

 

Santos sedia entre os próximos dias 18 e 22, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, um hub global para troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano.

 

O Município é o primeiro da América Latina a sediar o evento, que reunirá representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes estão Quebec (Canadá), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia), Dacar (Senegal), Seul (Coreia do Sul), Milão (Itália), Bristol (Inglaterra) e Guadalajara (México), e outras.

 

Já o grupo de conferencistas contempla representantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.

 

Diante dos desafios impostos pelo século 21, a cultura e a economia criativa, em particular, representam uma oportunidade importante para a transformação da sociedade, especialmente nos centros urbanos, que devem concentrar 68% da população mundial até o ano de 2050, segundo estudos recentes.

 

A partir de uma extensa programação, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco vai destacar o papel da cultura e da criatividade como  força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas com as premissas globais estabelecidas pela Organização.

 

“Esta única e dinâmica rede de cidades é uma plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm utilizado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia a dia de seus cidadãos”, comenta Ernestto Ottone R., diretor-geral Assistente de Cultura da Unesco.

 

 

O tema do evento, ‘Criatividade, Caminho para a Igualdade’, servirá de fio condutor para a conferência. A partir dele, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da Unesco.

 

O foco das seis Sessões Transversais programadas para o encontro é: África e Sids (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento); Igualdade de Gênero, Juventude e Grupos Marginalizados; Resiliência Climática; Cooperação Internacional; Inovação e Tecnologia; Recuperação Pós-Pandêmica.

 

Uma publicação inédita, intitulada “Resposta das Cidades Criativas da Unesco à Covid-19: da ação imediata à recuperação a longo prazo”, que reúne soluções urbanas práticas de cerca de 90 cidades-membro em mais de 40 países, também será lançada durante a Conferência.

 

 

Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2015 e, agora, torna-se a primeira cidade da América Latina – e a primeira entre as cidades-membro do segmento audiovisual – escolhida para sediar a Conferência Anual.

 

Durante o evento, os participantes poderão conhecer resultados proporcionados pela economia criativa no Município do litoral paulista, cenário de inúmeras produções audiovisuais e um dos expoentes nacionais da indústria cinematográfica.

 

“A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano”, destaca o prefeito Rogério Santos.

 

Ao considerar a experiência bem-sucedida do projeto Vilas Criativas em Santos, a Conferência também vai debater a desigualdade social. Prefeitos participantes vão dividir suas experiências e boas práticas sobre como as indústrias culturais criativas têm sido alavancadas nos municípios. A promoção da revitalização de áreas urbanas é outro tema previsto durante o encontro.

 

Expo Cidades Criativas e Programação Artístico-Cultural

 

Além da Conferência, reservada para autoridades e participantes previamente inscritos, entre os dias 18 e 22 de julho (segunda a sexta-feira) acontece também a Expo Brazilian Creative Cities, aberta ao público em geral. A proposta é acolher cidades e pessoas interessadas em conhecer a Rede de Cidades Criativas da Unesco e promover a troca de experiências e aprendizados no segmento da economia criativa.

 

A Expo Brazilian Creative Cities reunirá profissionais e instituições de diferentes interesse, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade de São Paulo (USP), entre outros.

 

Entre os assuntos a serem abordados pela Expo estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a importância da governança ambiental, social e corporativa, temas englobados na sigla ESG (Environmental, Social and Governance) e startups de destaque no mercado da produção cinematográfica.

 

Já entre os dias 21 e 24 de julho (quinta-feira a domingo), no Centro da Cidade, a Prefeitura de Santos realiza uma extensa programação artístico-cultural, gratuita e aberta ao público, voltada para os sete segmentos criativos da rede: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia.

 

A 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é organizada pela Unesco, em colaboração com a cidade-sede Santos, com patrocínio da DP World e apoio do Santos Convention e Visitors Bureau, Governo do Estado de São Paulo, Terracom, Blue Med Convention Center/GL Events, Sebrae e Gelog.

 

 

14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco

 

Acesso restrito a autoridades e participantes previamente inscritos

 

De 18 a 22 de julho, de segunda a sexta-feira

 

Local: Blue Med Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia, Santos-SP

 

 

EXPO Brazilian Creative Cities

Aberta ao público

De 18 a 22 de julho, de segunda a sexta-feira

Local: Blue Med Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia, Santos-SP

 

 

Programação Artístico-Cultural no Centro Histórico de Santos

Cinema, música, literatura, artesanato, design e gastronomia

Evento gratuito aberto ao público

De 21 a 24 de julho, de quinta a domingo

Locais: Teatro Guarany, Museu Pelé, Arcos do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada e Praça Mauá.

 

 

Mais informações, acesse aqui.

Acesse também as redes sociais

@UNESCO: Twitter | @UNESCO: Facebook

@UNESCO: Linkedin | @unesco: IG

 

 
Foto:PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

07 de julho de 2022

11ª edição do Rio Santos Jazz Fest começa no dia 28 de abril

Leia mais

07 de julho de 2022

Show de Ney Matogrosso chega a Santos em maio

Leia mais

07 de julho de 2022

Coletivo 302 continua projeto sobre os 40 anos do incêndio da Vila Socó com Ciclo de Estudos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.