18 de abril de 2021
São Vicente anuncia medidas de flexibilização válidas a partir de domingo (18)
Confira os horários permitidos de acordo com o tipo de atividade comercial
Decreto 5518-A/2021
O prefeito Kayo Amado anunciou na tarde deste sábado (17) novas medidas para o funcionamento de comércios e demais atividades. As regras estão no Decreto 5518-A e passam a valer neste domingo (18), em conformidade com a Fase de Transição do Plano São Paulo de combate à Covid-19. “Pedimos a colaboração de todos. Não tem nada que a administração pública possa fazer sem que cada um contribua com a sua parte”, ressaltou Kayo Amado.
O foco continua o de seguir todos os protocolos sanitários e evitar aglomerações. Cada atividade deve ficar atenta às determinações especificadas em quatro anexos.
Assim, o comércio de rua poderá funcionar diariamente das 10 às 18 horas. Bares, restaurantes e quiosques estão autorizados a atender das 10 às 19 horas, com 25% da capacidade.
Confira demais atividades:
– Academias e hidroginástica – sem restrições de horário, mas com limitação de 25% da capacidade e 50% do uso de equipamentos.
– Condomínios – espaços comuns de áreas de lazer podem funcionar com agendamento e sem aglomeração.
– Igrejas – podem realizar cultos com, no máximo, 30% da capacidade.
– Ambulantes – podem atuar das 10 às 18h, mas sem montagem de barraca, tendas ou cadeiras.
– Praias – autorizadas apenas atividades físicas individuais.
– Shopping – abre ao público das 11 às 19 horas.
– Supermercados – sem restrições de horário, mas é recomendável reservar o horário das 6 às 9 horas para atendimento preferencial a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
– Das 20h às 5 horas, orienta-se que não se circule nas ruas, exceto em situações de extrema necessidade.
Cuidados – Apesar da flexibilização, Kayo Amado destacou a necessidade de manter todos os cuidados necessários, com uso de máscara ainda obrigatório, distanciamento entre as pessoas e higienização com sabão e álcool em gel.
“Saltamos em três meses de 19 para 47 leitos nas unidades de saúde, mas ainda não é suficiente. O momento é difícil e estamos aqui para buscar alternativas”, afirmou, lembrando que a imunização é o único caminho para vencer a covid-19. “São Vicente é o 18º município que mais aplica vacinas no Estado. Foram mais de 64 mil doses aplicadas até o momento”.