20 de junho de 2017
Saúde
Pronto atendimento ganha novos aparelhos de suporte à vida
A rede de pronto atendimento de Santos passa a contar com 21 novos monitores multiparâmetros, aparelhos de suporte à vida que ajudam a monitorar os sinais vitais dos pacientes. Deste total, 12 equipamentos irão para o antigo PS Central, que funciona atualmente como hospital de pequeno porte (HPP) e abriga Sala de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Outros dois aparelhos ficarão na Sala de Emergência do Pronto Socorro da Zona Leste e sete deles no PS da Zona Noroeste. Neste último, a entrega dos monitores e o treinamento dos profissionais da unidade foram realizados na segunda-feira (19) por técnicos da empresa que presta assistência à empresa fabricante. Ao todo, a Secretaria de Saúde investiu R$ 394,8 mil na compra, com recursos provenientes de emendas parlamentares.
“Os novos equipamentos vão modernizar os atendimentos de urgência e emergência e representam mais um passo para a melhoria da assistência em saúde à população”, disse o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, ressaltando que outros investimentos estão previstos para o Complexo Hospitalar da Zona Noroeste.
Tecnologia
O chefe do Departamento de Atenção Pré Hospitalar e Hospitalar, Marco Sérgio Duarte, explica que os monitores são utilizados no acompanhamento dos pacientes graves levados pelo Samu às salas de emergência da rede ou que procuram diretamente os prontos socorros em situações como infartos, acidentes vasculares cerebrais e politraumatismos por acidentes de trânsito e outras ocorrências.
Os novos aparelhos vão substituir os antigos em operação e são dotados de tecnologia mais avançadas. “São capazes de monitorar os sinais vitais como frequência cardíaca, realizam função de eletrocardiograma, medem taxa de oxigenação sanguínea, temperatura corporal e pressão arterial, com sistema de alarme programado em situações atípicas que exigem a intervenção da equipe”.