Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

23 de setembro de 2021

Saúde do trabalhador é tema de projeto desenvolvido pela Sesap

 | Jornal Acontece

O Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, abre espaço para uma série de discussões e atividades relativas à importância da saúde mental. Em apoio a esse período, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande tem desenvolvido diversas ações visando o bem-estar dos munícipes e também dos trabalhadores da saúde, um público bastante afetado emocionalmente por causa da pandemia.

 

Nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), os servidores têm abordado os pacientes sobre o tema, oferecendo informação e apoio para quem necessita de cuidado. Algumas unidades colaram faixas e cartazes nas suas dependências, ressaltando a importância da conscientização e da discussão sobre a saúde mental.

 

No âmbito da saúde dos trabalhadores, a Sesap realiza o projeto “Cuidando de quem cuida: desenvolvendo ações de atenção à saúde do trabalhador”. Criado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), o projeto foi apresentado na terça-feira (21) pela psicóloga e responsável pela iniciativa, Ana Cristina Zordan Rani Yonamine, aos diretores e gestores da Sesap para aplicação junto aos servidores administrativos da pasta.

 

O projeto, que já está em andamento na rede de Atenção Básica, realiza treinamentos e intervenções que visem a promoção em saúde e a prevenção de doenças. Ele é desmembrado em três partes. Uma delas é “Saúde mental e qualidade de vida em tempos de pandemia”, em que são enviados pelo whatsapp três questionários. A ideia é saber dos funcionários aspectos sociais, hábitos de vida e questões relacionadas à qualidade de vida. A pesquisa de múltipla escolha leva no máximo 15 minutos para ser respondida e busca levantar também sintomas de transtornos mentais, em especial depressão, ansiedade e estresse.

 

“Nosso objetivo é saber como os servidores estão na pandemia. Queremos identificar sintomas de transtornos mentais e também a questão da qualidade de vida nos profissionais da saúde da Praia Grande”, explica Ana Cristina.

 

Com os dados obtidos dessas respostas, ocorre a etapa seguinte, denominada “Ensino de Habilidades de Vida”. São cinco encontros em que são debatidas ferramentas que ajudem a promover um melhor ambiente de trabalho. “Destacamos 10 habilidades como autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação eficaz, que todos podem ter, independentemente de não ter desenvolvido durante a sua caminhada, e que possam usá-las para resolver melhor os problemas do dia a dia no trabalho, mas também em outros ambientes”, detalha a psicóloga.

 

A terceira parte é “Liderança na gestão de conflitos”, mais específica, pois faz uma série de intervenções focadas na comunicação eficaz e na resolução de conflitos interpessoais. A primeira etapa do projeto começou em abril junto à rede de Atenção Básica de Saúde de Praia Grande. Após a aplicação dos questionários, cerca de 60 servidores que demonstraram interesse participaram na Usafa Noêmia de uma semana de intervenção voltada às habilidades. Em setembro os diretores das 30 Usafas estão passando pela mesma dinâmica.

 

Após a apresentação dessa semana na Sesap, os servidores do prédio administrativo serão avisados sobre o projeto e receberão as perguntas para responder até 30 de setembro. Em seguida serão agendadas as sessões para desenvolver as habilidades. Na sequência, o projeto será oferecido à rede de Atenção Especializada em Saúde do Município e também para a rede de Urgência e Emergência.

 

O secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, destacou a importância de os servidores participarem, visando o bem-estar de um setor que tem vivido de maneira ainda mais intensa a pandemia do novo coronavírus. “Os profissionais da saúde não pararam desde o começo da pandemia. Dessa forma, esse projeto é uma ação louvável que vai fazer com que a gente possa refletir e ter mais equilíbrio diante de tudo isso que estamos vivenciando. Precisamos também cuidar de nós para que estejamos bem para cuidar melhor de quem necessita da gente”, afirma.

 

DADOS

 

No Brasil são registrados cerca de 13 mil suicídios por ano, segundo o relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 98% dos suicídios estão relacionados a distúrbios mentais. A depressão está no topo das causas, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

 

NEPS

 

 O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

23 de setembro de 2021

Oportunidade de trabalho em PG! Mais de 50 vagas de emprego estão disponíveis

Leia mais

23 de setembro de 2021

Praia Grande deverá contar com uma unidade do Senac

Leia mais

23 de setembro de 2021

Programa PG Trabalho, Renda e Qualificação segue com inscrições abertas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.