11 de outubro de 2025
Semana da Criança: Cuidar também é um ato de amor

Vivemos em um mundo onde, infelizmente, todo cuidado é necessário. Abusadores e oportunistas estão por todas as partes e, na maioria das vezes, não demonstram ser quem realmente são.
Nesta semana repleta de festas e eventos voltados às crianças, o alerta precisa ser reforçado: atenção redobrada aos pequenos e pequenas.
Existem situações de abuso que acontecem nos lugares mais improváveis dentro de carros, banheiros, cozinhas e até em locais públicos. Por isso, o diálogo dentro de casa é essencial.
Converse com sua criança. Ensine sobre os números de denúncia, explique que ela pode e deve te contar tudo caso alguém tenha um comportamento estranho. Oriente também o que fazer caso se perca em locais movimentados: procurar um funcionário identificado, um caixa de loja, ou um policial.
Explique que nenhum amigo ou adulto deve levá-la para fora da sua vista sem a sua autorização. E lembre-se: todos os gêneros podem cometer crimes, inclusive de sequestro e abuso.
Outro ponto importante é o cuidado com a exposição. Vista as meninas com shorts por baixo dos vestidos. Não porque devemos mudar nossa forma de vestir para sermos respeitadas mas porque existem pessoas más, capazes de enxergar maldade até na inocência de uma criança.
E se alguém mexer, tocar, ou fizer algo que a criança não goste, ensine: grite e corra.
Falar sobre isso não é alarmar é proteger, prevenir e fortalecer.
Nesta Semana da Criança, desejo que cada dia seja repleto de alegria, brincadeira e segurança.
Informação é poder. Cuidar também é um ato de amor. 💛