A Arena de Lutas Aline Silva, pertencente ao Sesi da cidade paulista de Cubatão, será palco da 1ª etapa do Circuito Nacional Sul-Sudeste de Wrestling 2024, no sábado (16). O nome do local homenageia a única medalhista mundial do wrestling brasileiro entre homens e mulheres e ex-atleta do Sesi.
O circuito contará com três etapas e o nome de cada etapa se refere a cada uma das três regiões onde será realizado. A etapa inicial no sul-sudeste valerá título e pontos para o ranking da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling). Os três primeiros colocados do ranking nacional no fim de 2024 em cada categoria estarão aptos a reivindicarem a vaga no Programa Bolsa Atleta. No total, 358 atletas estão inscritos na competição.RA).
Os destaques ficam para Thalia Oliveira, atleta do estilo livre feminino 50 kg que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, e Davi Giovannetti, que acaba de voltar da Seletiva Olímpica e é titular da equipe nacional na categoria 57kg do estilo livre masculino.
Quais classes etárias estão em disputa?
As classes etárias são divididas em três estilos: greco-romano masculino, estilo livre feminino e estilo livre masculino:
Infantil: 7 a 8 anos, 9 a 10 anos, 11 anos e 12 anos
Sub-15: 13 a 15 anos
Sub-17: 15 a 17 anos
Sub-20: 18 a 20 anos
Sênior: Acima de 18 anos
Qual o horário da competição?
9h – Cerimônia de abertura
9h30 – Início das lutas
16h – Término
Endereço
Av. Comendador Francisco Bernardo, 261 – Parque São Luís, Cubatão – SP, 11533-090
Sobre a CBW
A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).
Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.
|