20 de abril de 2018
Sodré Laboratórios
Sodré inaugura posto de coleta no Ecopátio
O Ecopátio agora conta com um posto de coleta de material para os exames toxicológicos obrigatórios dos motoristas. A unidade, inaugurada nesta semana, é gerenciada pela Sodré Laboratórios e surgiu de um convite feito pelo Ecopátio.
A inauguração do posto de coleta vai atender a uma demanda dos motoristas da região que precisam fazer o exame toxicológico obrigatório para a profissão. A unidade funciona de segunda a sexta, das 07 às 22 horas.
O que é o exame
O exame toxicológico é um teste obrigatório para emitir e renovar a carteira nacional de habilitação nas categorias C, D e E. Ele identifica a presença de substâncias psicoativas e drogas no organismo, entre elas maconha, cocaína, ecstasy, anfepramona, femproporex e mazindol.
O procedimento é feito a partir da análise de cabelo, pelos corporais e, em alguns casos, por meio das unhas. Uma amostra é coletada por um profissional, analisada e, depois de alguns dias, o resultado fica disponível. O exame indica o uso de drogas nos 90 dias anteriores a coleta. Além disso, estabelecem a quantidade de substância que o doador das amostras utilizou entre categorias leves e pesadas.
Uma questão de saúde e segurança
Essa exigência é uma questão de saúde para o motorista, pois garante que ele está fisicamente e psicologicamente apto para conduzir veículos de porte médio e grande. Consequentemente, é também um ponto relevante para a sociedade, já que atestar a aptidão do condutor colabora para maior segurança nas estradas ao reduzir as chances de imprudência no volante e acidentes.
Caso o motorista seja reprovado no exame, terá uma suspensão do direito de dirigir por três meses. Depois desses 90 dias, poderá realizar um novo teste.