08 de março de 2021
STF derruba condenações de Lula que, agora, pode ser candidato
Ontem pesquisa de potencial de votos mostrava Lula à frente, o que já colocava lenha à fogueira na disputa de 2022
O ex presidente Lula recuperou seus direitos políticos e, neste momento pode se candidatar a qualquer cargo eletivo. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, acaba de anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizadas pelo juiz Sérgio Moro, na Operação Lava Jato.
A notícia põe ainda mais lenha na fogueira da sucessão presidencial, ano que vem. Ontem, pesquisa de potencial de voto, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo mostrou que Lula supera Jair Bolsonaro em potencial de votos para eleição do ano que vem (50% de votaria ou poderia votar) contra 38% do atual presidente, que também aparece com rejeição maior, na referida pesquisa.
Caso segue
Na prática Fachin reconheceu que a competência para julgar o caso é Justiça Federal do Distrito Federal onde os três casos serão remetidos.
Em 2017 Lula foi condenado nos casos de Guarujá e Atibaia a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; a pena subiu para 12 anos ao ser confirmada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região e depois caiu para 8 anos por decisão do STF.
A defesa de Lula, sempre se empenhou em negar as acusações, tentando comprovar na Justiça a suspeição do juiz Moro que, depois de tirar Lula da disputa de 2018, se tornou super ministro do atual presidente Bolsonaro de quem, em pouco tempo, também se tornou desafeto.