Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

20 de outubro de 2022

Tecnologia e Terceira Idade se unem em evento neste sábado no Parque Tecnológico

 | Jornal Acontece

Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais a população está em busca de um envelhecimento saudável e ativo. E o domínio da tecnologia na terceira idade passa a ser muito importante neste processo. E esse será o tema da palestra e workshop que acontecem neste sábado (22), no Parque Tecnológico de Santos, abrindo as comemorações da Semana da Longevidade e da Semana da Tecnologia.

 

Realizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas para a Longevidade (Copol), o evento terá a participação dos alunos do programa Cérebro Ativo, uma formação realizada em parceria com a International School of Game – ISGAME, que tem como objetivo promover a inclusão digital e estimular a cognição dos idosos. Eles vão apresentar os trabalhos que desenvolvem durante o curso. 

 

O evento é gratuito e todos podem participar, bastando fazer inscrição neste link. Ainda restam 30 vagas, 15 para a turma da manhã e 15 vagas para a turma da tarde. As inscrições se encerram quando as vagas forem preenchidas.

 

A formação foi pensada para proporcionar mais saúde, qualidade de vida e um melhor aproveitamento das atividades diárias desse público, com idade maior de 60 anos, com o foco em inovar na construção de ambiência de promoção do envelhecimento ativo e saudável a fim de promover mudança de valores sobre a forma como pensamos e como agimos com relação à idade e ao envelhecimento. Também procura despertar o interesse para o empreendedorismo, cooperativismo, negócios inclusivos, e estimular a formação de mão de obra especializada para o atendimento às demandas da terceira idade. 

 

Para o diretor técnico do Parque Tecnológico de Santos, Gabriel Miceli, o uso da internet e de outros recursos são bastante benéficos para esse público, pois pode exercitar a memória, além de permitir o acesso a conteúdos de interesse pessoal, o que aumenta a capacidade cognitiva. “Promover programas tecnológicos que proporcionem ao idoso a inclusão digital, melhorando sua saúde e capacidade mental é essencial. Isso influencia positivamente na confiança, na autoestima e no apoio social, pois os idosos se sentem mais atualizados, ocupam o seu tempo, ficam menos sozinhos, diminuem as chances de desenvolver doenças como a depressão, e também exercitam o cérebro”, ressaltou.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Local: Parque Tecnológico de Santos – Rua Henrique Porchat, 47 – 6º andar – Vila Nova 

 

Palestra ‘Como os videogames podem ajudar na longevidade e nos negócios’, com Fabio Ota 
Manhã: das 10h às 10h30; tarde: das 14h às 14h30

 

Workshop: ‘Apresentando e ensinando como jogar videogames para uma melhor longevidade’
Manhã: das 10h30 às 12h; tarde: das 14h às 16h

 

 

 

Em parceria com a International School of Game – ISGAME, o Parque Tecnológico de Santos realiza, neste semestre de 2022, em formato piloto, o Programa Cérebro Ativo – metodologia exclusiva e cientificamente comprovada para a prevenção do declínio cognitivo. Com o objetivo de promover a inclusão digital, estimular a cognição (treinamento do raciocínio lógico, memória e concentração) e a interação social de idosos de Santos. 

 

Na formação, que teve início em agosto e segue até o final de novembro, os participantes tinham que ter alguns pré-requisitos para participar. Para a turma de iniciantes deveriam ter 60 anos ou mais, ser alfabetizados e saber utilizar e-mail e Word. Já no nível avançado, ter mais de 60 anos, saber utilizar e-mail, Word e Excel, pesquisar no Google e ter familiaridade com o aplicativo Cérebro Ativo, disponível na App Store e Play Store. 

 

Divididos em três turmas, os idosos têm contato com aplicativos de jogos e atividades para saúde mental desenvolvidos por especialistas da área da saúde e de tecnologia para esse público. A execução e os resultados do programa são acompanhados pela Coordenadoria Municipal de Políticas para a Longevidade – Copol e vão ajudar na formulação de políticas públicas na área.

 

Segundo Miceli, a ideia é expandir o programa no próximo ano devido à demanda, trazendo um formato mais inclusivo e mais básico, sem exigência de conhecimento com a internet. “Nossa meta é repetir esse programa, expandir o número de participantes e desenvolver outros programas mais básicos de inclusão digital para esse público. Vemos a importância do trabalho na saúde mental dos participantes. Previne o declínio da capacidade cognitiva a partir do desenvolvimento de games e da utilização dos jogos, além de ter respaldo científico, sendo acompanhado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que comprovaram a prevenção do declínio cognitivo dos idosos que participam da formação”, explicou.

 
Foto:PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de outubro de 2022

Concursos públicos na área de saúde recebem inscrições até segunda-feira

Leia mais

20 de outubro de 2022

Feira de Profissões envolve centenas de alunos de Santos com oficinas, palestras e visitas

Leia mais

20 de outubro de 2022

Casa das Culturas tem inscrições abertas para curso de narração de histórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.