10 de julho de 2024
Trabalhadores da Terracom suspendem greve no Litoral de SP para continuar negociação
Uma reunião conciliatória realizada nesta quarta-feira (10) suspendeu a paralisação dos trabalhadores da Terracom que aconteceria a partir da 0h desta quinta-feira (11). A categoria- representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco) – deve retomar as negociações com a empresa.
Segundo a Justiça do Trabalho, o acordo de paz tem prazo de validade. A greve foi suspensa até o próximo dia 15 e a empresa tem até esta data para responder a proposta colocada em juízo: 4,8% de reajuste.
Os funcionários responsáveis pela limpeza urbana e outros serviços nas cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente não aceitaram a proposta de reajuste feita pela Terracom. Segundo o presidente do sindicato, André Domingues de Lima, a categoria pede aumento real de 1,6% em consonância com a média nacional de reajuste salarial de 1,52% de abril de 2023 a março de 2024. Ele considera ainda que a proposta de 5% de aumento salarial está dentro da média nacional. Hoje, o salário base de um coletor é de R$ 1.512,00 e o de um varredor é R$ 1.454,22.
Segundo a Terracom, com a suspensão da greve, os serviços de limpeza pública não sofrerão paralisações, contando com todo o contingente e mantendo o cronograma usual. Esta foi a decisão tomada durante a audiência de conciliação realizada nesta quarta. A empresa ainda garantiu que está tratando do assunto com prioridade.