Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

18 de abril de 2018

Trabalho humanizado

Oficina de maquiagem eleva autoestima de servidoras de licença médica

Deixar de lado preocupações com saúde por algumas horas para cuidar do bem-estar é uma das prioridades da professora Valéria do Carmo M. dos Santos, de 56 anos, e da merendeira Maria José Nascimento, 58. Nesta quarta (18), elas e outras servidoras municipais, de licença para tratamento oncológico, participaram de uma oficina de maquiagem no Centro de Capacitação Darcy Ribeiro (R. São Paulo, 40, Vila Mathias), promovida pelo Ressignificar – Programa de Atenção ao Servidor com Histórico de Neoplasia, da Prefeitura.
Atenta às dicas do maquiador Alê Jodar, Maria José se surpreendeu com o resultado da ação em seu estado emocional. “Cheguei desanimada, mas a oficina é maravilhosa porque a gente esquece dos problemas”, conta ela, que também fez novas amizades nos encontros. “A gente dá força um para o outro e não se sente sozinho”.
Da mesma opinião, Valéria lembra que por muito tempo esqueceu de si mesma devido à rotina intensa em salas de aula nos três períodos. “E esses momentos, como o da oficina, nos ajudam a olhar para dentro de nós mesmas. O câncer é muito estigmatizado e algumas pessoas se afastam da gente porque sentem dificuldade de falar no assunto. Ficamos um pouco isolados e, por isso, o contato com o grupo é ótimo”.
O maquiador é funcionário do salão Sergio Soares Via Azevedo, que participou como voluntário da ação, assim como Jaqueline Messias, da Avon, que disponibilizou os produtos e entregou um kit para cada servidora, contendo esmalte, máscara para cílios, batom e esponja para aplicação de base.

Trabalho humanizado
Os encontros acontecem desde o final de 2017 e cada um deles é organizado a partir das sugestões dos próprios servidores atendidos, conforme as técnicas do programa Taísa Rosa e Amanda Ribeiro. As atividades são para criar vínculos, trocar experiências, descobrir novas formas de levar a vida e humanizar o atendimento aos funcionários que se encontram com a saúde vulnerável e precisam passar pela perícia médica – formada médico, assistente social e psicóloga.
São oferecidas orientações, articulação de todos os serviços e visitas domiciliar, hospitalar e ao local de trabalho. Ressignificar foi criado em 2015 a partir do Programa de Gestão de Afastamento, e registra atendimento a 138 servidores com histórico de afastamento por neoplasia.

Serviço
As parcerias voluntárias de empresas para auxiliar na promoção dos encontros dos grupos são benvindas pela equipe do programa e podem ser feitas pelos telefones 3213-7166 ou 3213-7224, em horário comercial.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 de abril de 2018

Agenda cultural de Santos tem coral natalino e muitas outras atrações

Leia mais

18 de abril de 2018

Réveillon terá show pirotécnico inédito, Guilherme Arantes e muitas atrações

Leia mais

18 de abril de 2018

Turmalina faz show em homenagem a Luiz Gonzaga em sua estreia no Chorinho no Aquário

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.