19 de agosto de 2022
Trupe DuNavô estreia temporada de lives com artistas que pensam a palhaçaria para a internet
Com participação de Anderson Machado, Ariadne Antico, Joel Carozzi, Lilyan Teles, Loi Lima, Ricardo Rodrigues, Suzana Aragão e Tiago Bispo, a temporada propõe uma série de diálogos sobre como atuar com a linguagem da palhaçaria no universo digital
De 22 a 26 de agosto de 2022, na segunda, terça, quinta e sexta-feira, sempre às 20h, a Trupe DuNavô @trupedunavo realiza uma temporada de lives que propõe pensar e repensar a palhaçaria feita na internet, e formas de aproximar o público para uma experiência de encontro mesmo que à distância.
Com participação especial de Anderson Machado, Ariadne Antico, Joel Carozzi, Lilyan Teles, Loi Lima, Ricardo Rodrigues, Suzana Aragão e Tiago Bispo, a temporada “Rodas de conversa – A Palhaçaria na internet”, será transmitida gratuitamente no canal do youtube da Trupe DuNavô e no Facebook, com tradução em Libras.
A ação faz parte do projeto “O Circo Tá On”, da Trupe DuNavô, contemplado no 6° edital de Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo.
No dia 22 de agosto (segunda-feira), o tema da conversa será “Palhaçaria na internet – Maneiras de adaptar a cena”. Com mediação de Gabi Zanola, as artistas convidadas Lilyan Teles, a palhaça Xamanga, e Ariadne Antico, a palhaça Birita, falarão sobre como adaptar para o universo virtual aquilo que foi pensado para um público presencial e como compreender o funcionamento da linguagem da palhaçaria nas mídias digitais.
No dia 23 de agosto (terça-feira), com mediação de Gis Pereira, quem participa da conversa é Suzana Aragão e Ricardo Rodrigues. Com o tema “Palhaçaria na internet – Pedagogia e Novas formas de ensinar”, os artistas irão refletir sobre como pensar uma pedagogia que abarque o contexto digital e quais as diferenças de tempo cômico no presencial e no vídeo.
Em 25 de agosto (quinta-feira), com mediação de Renato Ribeiro, a conversa sobre o tema “Palhaçaria na internet – Novos jeitos de criar”, terá participações de Loi Lima, a palhaça Ursula, e Anderson Machado, o palhaço Cavaco, irão refletir sobre processos criativos pensados para as mídias sociais e até novos formatos que podem surgir tendo a internet como palco.
Encerrando o ciclo de conversas, no dia 26 de agosto (sexta-feira), com mediação de Vinicius Ramos, os artistas Joel Carozzi, e Tiago Bispo e Drag Queen, irão abordar o tema ”Palhaçaria na internet – Palhaço para além do tradicional”, refletindo sobre as diversas formas de pensar a máscara do palhaço hoje e se existe algo que o palhaço não possa.
Formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, em 2022 a Trupe DuNavô comemora doze anos de pesquisa com a arte da palhaçaria, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece com as pessoas nesse contexto, como matéria prima de seus processos de criação.
Em seu novo projeto “O Circo Tá On” o grupo não só reflete sobre o seu fazer artístico, mas também realiza uma leitura do tempo presente, amplia possibilidades de atuação, interação, pensando e repensando a palhaçaria feita no universo digital.
Mais informações em: www.facebook.com/DuNavo ou @trupedunavo
SERVIÇO: “Rodas de conversa – A Palhaçaria na internet”
Com Trupe DuNavô e artistas da palhaçaria
Grátis – Classificação Livre – Acessibilidade: Libras
Onde assistir: Canal do Youtube da Trupe DuNavô e Facebook
Link para assistir: https://www.youtube.com/
Quando: 22 de agosto de 2022 (segunda-feira) – Horário: às 20h
“Palhaçaria na internet – Maneiras de adaptar a cena”
Sinopse: Como adaptar para o universo virtual aquilo que foi pensado para um público presencial? O que é preciso aprender para entender como o palhaço funciona nas mídias digitais?
Bate papo com: Lilyan Teles, que é atriz, cantora, palhaça e artista educadora. Formada pela Escola Livre de Teatro, em Letras pela FFLCH/USP. Pesquisa palhaçaria, como palhaça Xamanga. É autora do livro Cabelindo. Ariadne Antico é Palhaça, atriz, performer, produtora, palestrante, artesã, operadora de luz e dona dos melhores movimentos involuntários já experimentados (por ela, por e por mais algumas pessoas) e de um jeito de andar único, charmoso, não retilíneo e fora do eixo. Integrantes da Cia A Casa das Lagartixas. Mediação: Gabi Zanola da Trupe DuNavô
Quando: 23 de agosto de 2022 (terça-feira) – Horário: às 20h
“Palhaçaria na internet – Pedagogia e Novas formas de ensinar”
Sinopse: Nas aulas de palhaçaria é sempre reforçada a importância de buscar o olho da plateia, de manter o seu olhar vivo, os tempos cômicos… Mas como pensar tudo isso onde os olhos são câmeras? Como pensar uma pedagogia que abarque o universo digital? Existe diferença de tempo cômico no presencial e no vídeo?
Bate papo com: Suzana Aragão, integrante dos Doutores da Alegria, Coletivo Sampalhaças, Grupo Folias D’Arte e docente do Curso de Humor da SP Escola de Teatro. Ricardo Rodrigues ator, diretor e circense, fundador da Cia Solas de Vento, idealizador do Coletivo Quilombo (espetáculo Protagonistas) e SP Escola de Teatro. Mediação: Gis Pereira
Quando: 25 de agosto de 2022 (quinta-feira) – Horário: às 20h
“Palhaçaria na internet – Novos jeitos de criar”
Sinopse: E as palhaças e palhaços que criam já pensando no formato das mídias sociais? Há vantagens em criar exclusivamente para internet? Que novos formatos podem surgir tendo a internet como palco? A internet apresenta novas dificuldades ou abre outras possibilidades?
Bate papo com: Loi Lima que é atriz, palhaça e produtora cultural, é umas das fundadoras e integrante do Coletivo Rainhas do Radiador e também integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Anderson Machado que é ator, palhaço, malabarista, músico multi-instrumentista e cenógrafo. Desenvolve sua pesquisa dentro da “Caravana Tapioca” também é integrante dos Doutores da Alegria. Mediação: Renato Ribeiro
Quando: 26 de agosto de 2022 (sexta-feira) – Horário: às 20h
“Palhaçaria na internet – Palhaço para além do tradicional”
Sinopse: A mesa tem como alvo de discussão a palhaçaria no momento atual e as diferentes formas de pensar a máscara hoje. Nariz vermelho? Roupas bufantes? Afinal, o que é preciso pra ser palhaço? Existe algo que o palhaço não possa?
Bate papo com: Joel Carozzi é ator, palhaço e saxofonista. Membro da Trupe Lona Preta onde desenvolve desde 2005 uma pesquisa sobre palhaçaria clássica e música. Tiago Bispo ( Cilindra ), É ator, palhaço e artista Drag Queen.Atualmente, faz parte do grupo Marginália Teatro Jovem e trabalha como Drag Queen. Mediação: Vinicius Ramos