27 de agosto de 2025
Túnel Santos–Guarujá terá VLT, ciclovia e passarela: obra histórica na Baixada já tem leilão marcado

O projeto do Túnel Imerso Santos–Guarujá, o primeiro do tipo no Brasil, promete transformar a mobilidade da Baixada Santista. A obra, com leilão marcado para o dia 5 de setembro de 2025, já conta com licença ambiental prévia da Cetesb, etapa fundamental para sua execução.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos no canal portuário, o túnel terá três faixas por sentido: uma delas dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e passarela de pedestres. Também está prevista uma galeria de serviços, reforçando a concepção multimodal e sustentável da obra.
Impactos na mobilidade
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam em média 18 minutos por travessia, mas sofrem com filas e instabilidade. Pela estrada, o tempo de deslocamento pode ultrapassar 1 hora. Com o túnel, o trajeto será reduzido para cerca de 5 minutos, beneficiando diretamente os mais de 720 mil habitantes das duas cidades e os milhares de trabalhadores que circulam diariamente pela região.
Investimento bilionário
O investimento previsto é de R$ 6,8 bilhões, com aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal. O contrato terá duração de 30 anos, abrangendo construção, operação e manutenção.
Mobilidade do futuro
Mais do que encurtar distâncias, o projeto tem potencial para impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e contribuir para a redução de emissões de poluentes, ao incentivar transportes coletivos e sustentáveis.
O leilão do túnel será realizado na B3 – Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 5 de setembro de 2025, às 16h, com entrega de propostas até 1º de setembro, às 10h