Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

08 de novembro de 2021

Unidades de Saúde promovem ações da campanha Novembro Azul

 | Jornal Acontece

Foco da campanha é a prevenção à saúde masculina, com ênfase no câncer de próstata

 

As 21 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Guarujá promovem uma série de ações alusivas à Campanha Novembro Azul. Pedidos de exames do antígeno prostático específico (PSA) para o rastreamento do câncer de próstata em homens com 40 anos ou mais, orientações sobre saúde masculina, aferição de pressão arterial, consultas e testes rápidos de HIV e sífilis são algumas das atividades realizadas desde o início do mês.

 

Diariamente, as equipes das UBSs Morrinhos, Pae Cará, Pernambuco, Prainha, Vila Alice e Vila Baiana farão orientação na sala de espera e solicitação de exames PSA para homens maiores de 40 anos. A iniciativa também será feita pelas Usafas Jardim Progresso, Vila Rã, Jardim Conceiçãozinha, Boa Esperança, Jardim Brasil, Sítio Conceiçãozinha, Santa Rosa, Santa Cruz dos Navegantes e Cidade Atlântica, conscientizando os munícipes sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e recebendo pedidos de exame de PSA. Na Unidade Jardim Conceiçãozinha serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis todos os dias.

 

As Unidades do Jardim dos Pássaros e Vila Edna reservaram as terças e quartas-feiras para o atendimento específico à saúde masculina, com os pedidos de exame de PSA e conscientização em seu cronograma.

 

Já na Usafa Las Palmas, as orientações e os pedidos de exame acontecem às terças e quartas-feiras, às 9 horas. Na Usafa Vila Zilda, amanhã (10) e sexta-feira (12), haverá acolhimento, aferição de pressão arterial e glicemia e esclarecimentos sobre fatores de risco ao câncer de próstata durante todo o expediente.

 

Alguns equipamentos de Saúde terão programações diferenciadas. Na Usafa Vila Áurea, na quinta-feira (11), às 14 horas, ocorrerá orientação sobre a campanha na sala de espera. Já dia 18, além de solicitação de exame de PSA ao longo do dia, haverá orientação sobre saúde bucal, às 10 horas.

 

E a Usafa Perequê realizará consulta médica, solicitação de exames e teste rápido de HIV e sífilis na Prainha Branca, na sexta-feira (12), das 9 às 11 horas. Já no próximo dia 19, a programação acontece na própria Usada, das 9 às 16 horas. O cronograma se repete nos dias 22 e 25, às 13 horas.

 

Abertura Oficial

A abertura oficial da campanha “Novembro Azul” ocorreu na manhã do último sábado (6), no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), com a participação do prefeito Válter Suman, a vice-prefeita Adriana Machado, o secretário municipal de Saúde, Giuliano Vidotto, os secretários adjuntos da pasta, Fernando Monte e Denis Campos, e equipes da Saúde. Em todos os sábados do mês, o ARE realizará palestras educativas, cerca de 800 consultas com urologista, 720 exames de ultrassom de próstata e 108 vasectomias. Os pacientes atendidos no local já foram agendados previamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

O pedreiro José Edinaldo Paulo da Silva levou o seu filho Jeferson Paulino da Silva, de 15 anos, para consulta no urologista no ARE. “É importante a gente passar pelo médico. O atendimento aqui é muito bom, principalmente para quem não tem condições de pagar uma consulta dessas”, disse Edinaldo.

 

Unidades de Saúde:

1 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso;

2 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

3 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

4 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

5 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

6 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

7 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

8 – Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;

9 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

10 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº;

11 – Usada Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

12 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

13 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

14 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

15 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

16 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

17 – Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/nº;

18 – Usafa Vila Edna – Avenida Brasil, s/n;

19 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

20 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº;

21 – UBS Prainha – Rua Nova, 170.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 de novembro de 2021

Prefeito sanciona lei para distribuição gratuita de absorventes higiênicos

Leia mais

08 de novembro de 2021

Programação do Dezembro Vermelho

Leia mais

08 de novembro de 2021

Concurso ‘GUARUJÁ ILUMINADA’ vai premiar as melhores decorações natalinas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.