Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

24 de maio de 2022

Unipar e AES Brasil realizam projetos socioambientais na Bahia

 | Jornal Acontece

Parceiras na construção do Complexo Eólico Tucano, as empresas buscam contribuir para o desenvolvimento humano e a preservação ambiental na região

 

A Unipar – líder na produção de cloro e soda, e uma das maiores na produção de PVC, na América do Sul -, em parceria com a AES Brasil, tem realizado diversas ações socioambientais em prol das comunidades do entorno do Complexo Eólico Tucano, na Bahia. As iniciativas estão em linha com a diretriz de Sustentabilidade da Unipar, que tem como um dos temas principais o desenvolvimento humano.

 

 

A parceria das empresas na Bahia dá-se, originalmente, devido à joint venture para a construção e operação do Complexo Eólico Tucano que terá 155 MW médios, dos quais 60 MW médios equivalentes fazem parte do contrato de 20 anos para a autoprodução de energia elétrica por meio de fonte de energia limpa com a Unipar.

 

Dentre as ações voltadas para desenvolvimento do território está o curso de apicultura ofertado para 45 moradores das comunidades do entorno do projeto. “Esta é uma atividade comum na região, que gera emprego e renda e contribui para o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente”, conta Maria José, analista de Meio Ambiente da AES Brasil.

 

Outro exemplo de apoio à educação é a reforma e adequação de alguns espaços educativos da Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Maria José Aras, localizada no distrito de Caldas do Jorro, que atende 205 crianças de 1 a 3 anos e 12 meses de idade. O projeto visa melhoria da qualidade da estrutura, contribuindo para a rotina escolar das crianças que ficam na creche em período integral, proporcionando espaços lúdicos, de aprendizado e desenvolvimento.

 

“Estes projetos confirmam a preocupação da Unipar e de suas parceiras com o desenvolvimento humano, especialmente nas localidades onde contamos com nossas unidades fabris ou com outros projetos, como é o caso da Bahia. A realização destas iniciativas visam promover capacidade técnica para geração de autonomia e renda, além de melhorar a estrutura para as crianças durante a busca pelo aprendizado”, afirma Sérgio Santos, diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar.

 

Somadas às iniciativas sociais, as empresas também realizam ações com foco na preservação do meio ambiente. A mais importante delas é a criação de uma área de conectividade entre duas APPs (Áreas de Proteção Permanente) existentes no terreno onde o Complexo está sendo construído. “Para promover a manutenção do ecossistema, criamos uma faixa com plantio de espécies nativas, ou seja, da caatinga, e ligamos as duas APPS. E os resultados já são uma realidade. Notamos a pronta adaptação da flora, com diversos registros da passagem de diferentes espécies pelo local”, comemora Maria José.

 

Essas iniciativas fazem parte do projeto de educação ambiental realizado com os colaboradores e visitantes do empreendimento. Nele, os participantes recebem as orientações de segurança, entendem um pouco sobre o funcionamento do Complexo Eólico e têm a oportunidade de conhecer a área de conectividade. “Com sorte, é possível avistar algum animal durante o trajeto pela trilha”, finaliza a analista.

 

 

Sobre o Complexo Eólico Tucano

 

O Complexo Eólico Tucano possui um total de 582,8 MW de capacidade instalada, sendo composto por:

 

Fase 1: 155,0 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 78 MW médios de energia assegurada, sendo que 60 MW comercializados por meio de um contrato com prazo de 20 anos firmado entre a joint venture com Unipar, com início de entrega de energia a partir de 2023.

 

Fase 2: 167,4 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 79,2 MW médios de energia assegurada, sendo 70 MW médios comercializados pelo prazo de 15 anos, com a Anglo American, com entrega de energia a partir de 2022.
Pipeline: 260,4 MW de capacidade instalada

 

 
Sobre a AES Brasil

 

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,7 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.
 

 

Sobre a Unipar

 

A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão). A produção de tais insumos é fundamental para diversos segmentos econômicos, como a indústria têxtil, de papel e celulose, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas, remédios, materiais hospitalares e a construção civil. Além disso, tem papel essencial no tratamento da água consumida por milhões de pessoas.
 

 

Com foco em sustentabilidade, equipe e cultura, excelência operacional, crescimento sustentável e competitividade, a Unipar é uma das petroquímicas que se destaca na produção de insumos primordiais para o tratamento de água, efluentes e saneamento, e conta com cerca de 1.400 colaboradores diretos em seus escritórios e plantas industriais localizadas em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina. Além disso, está presente na Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais nos projetos de construção e operação de parques solares e eólicos, em parceria com as empresas de energia AES Brasil e Atlas Renewable Energy, contribuindo também com a geração de novos postos de trabalho nessas localidades.
 

 

Ao longo de mais de 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades e em outras localidades no Brasil e na Argentina.

 

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

24 de maio de 2022

Guarujá realiza feira ambiental ‘Reciclou, Ganhou!’ na próxima terça-feira (10)

Leia mais

24 de maio de 2022

Gremar realiza soltura de golfinho resgatado

Leia mais

24 de maio de 2022

Golfinho apresenta evolução em seu quadro

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.